2 de abril de 2020 às 16:39
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

VINCI Airports entrega obras de melhoria e ampliação do Salvador Bahia Airport (Brasil)


Publicado em: 12/12/2019 9:02
Por: Ascom VINCI Airports | Foto: Divulgação Comunicativa Carol Aquino


  • Implementação de uma ambiciosa estratégia ambiental
  • Programa de obras com investimento de 700 milhões de reais executado em 18 meses
  • Expansão da capacidade, melhoria no desempenho e novos serviços

A VINCI Airports, cujo início da operação da concessão do Aeroporto de Salvador deu-se em janeiro de 2018, entregou hoje a primeira fase de obras de melhoria e ampliação deste aeroporto. A cerimônia de entrega contou com a presença de Tarcísio Freitas, Ministro de Infraestrutura da República Federativa do Brasil; José Ricardo Botelho, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC; Rui Costa, Governador do Estado da Bahia; Antônio Carlos Magalhães Neto, Prefeito de Salvador, e Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports.

As obras, que incluem a ampliação do terminal de passageiros e a construção de um novo píer com seis pontes de embarque, aumentaram a capacidade do aeroporto de 10 para 15 milhões de passageiros por ano. Com o objetivo de melhorar o desempenho operacional do aeroporto, a primeira fase de obras incluiu também a requalificação das pistas e ampliação do pátio de aeronaves. Para melhorar de maneira significativa a experiência dos passageiros, foram implementados um novo sistema de transporte de bagagens, uma área ampliada para as lojas, além de novos serviços, como Wi-Fi de alta velocidade totalmente gratuito.

O meio ambiente teve um enfoque importante nas obras. A VINCI Airports projetou e implementou iniciativas concretas, muitas das quais não estavam previstas no contrato de concessão. As iniciativas ambientais incluíram a construção de uma Estação de Tratamento das Efluentes, que permitiu o reuso de 100% da água no próprio aeroporto; uma Central de Resíduos e uma planta de energia solar.

O programa de obras representou um investimento de 700 milhões de reais. Os trabalhos foram realizados de maneira articulada com a VINCI Energies, sendo concluídos em apenas 18 meses. Durante todo o projeto, as obras foram escalonadas para acomodar o gerenciamento ideal do fluxo de passageiros e a movimentação das aeronaves, mantendo, desta forma, a atividade aeroportuária durante as intervenções.

Desde o início da concessão, a conectividade do Salvador Bahia Airport vem sendo continuamente expandida, com a abertura de oito novas rotas, incluindo voos diretos para Miami, Panamá, Ilha do Sal e Santiago do Chile. Na próxima fase de obras, a ser finalizada em outubro de 2021, o aeroporto continuará recebendo melhorias, como retrofit da praça de alimentação e instalação de mais balcões de check-in e pontes de embarque.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: “Estas obras de modernização ampliaram o potencial do aeroporto, transformando-o num portal eficiente e confortável para a Bahia. Os aspectos particularmente ambiciosos deste programa são uma referência na transição para infraestruturas sustentáveis. Parabenizamos o empenho exemplar das equipes do aeroporto e estamos felizes por comemorar este importante marco com todas elas”.

Sobre a VINCI Airports 

A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018. Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinciairports.com ou www.salvador-airport.com.br

Sobre a VINCI

A VINCI é um nome internacional em atividades de concessão e construção, empregando aproximadamente 210 mil pessoas em 100 países. A companhia desenvolve, financia, constrói e opera infraestruturas e equipamentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida e mobilidade de todos. Porque a VINCI acredita em um desempenho generalizado, acima e além de resultados econômicos e financeiros, estamos comprometidos em operar de forma socialmente e ambientalmente responsável. Como os projetos são de utilidade pública, a VINCI considera que é requisito fundamental para a sua atividade escutar e dialogar com seus parceiros públicos e privados. A VINCI tem como objetivo criar valor em longo prazo para seus clientes, parceiros, acionistas, funcionários e para a sociedade em geral. www.vinci.com

Comentários