23 de setembro de 2020 às 03:57
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

USF Vila Canária vai ampliar atendimento médico na região de Pau da Lima


Publicado em: 03/06/2020 19:35
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Fotos: Valter Pontes/Secom


Os cerca de 16 mil moradores de Vila Canária e adjacências passam a ter atendimento médico mais próximo de casa, essencial neste momento de pandemia da Covid-19, com a Unidade de Saúde da Família do bairro (USF) construída pela Prefeitura. O equipamento foi entregue nesta quarta-feira (3) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis e do secretário municipal da Saúde, Leo Prates.
Localizado na Rua Coronel Sá, s/n, a unidade é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade local. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a estrutura tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia, através da atuação de quatro equipes de saúde da família e quatro para atendimentos odontológicos.
O prefeito ressaltou que a USF Vila Canária é mais um exemplo do esforço da gestão municipal em expandir a atenção básica de saúde na cidade. Por exemplo, somente o Distrito Sanitário de Pau da Lima, no início de 2013, o índice era de apenas 8,5% de cobertura. Em 2020, saltou para mais de 62% e, até o fim deste ano, chegará a 74,4% com a entrega de mais duas USFs: Gal Costa e São Marcos II.
“Quanto mais a cidade investe na atenção básica, menos ela vai precisar investir em urgência e emergência. Nesse período de pandemia, mais do que nunca, a palavra prevenção terá força na área de saúde para preservar vidas”, disse ACM Neto.
O secretário Leo Prates avaliou que a área da atenção básica é a mais importante de todas as etapas do Sistema Único de Saúde (SUS). “É ela quem cuida das doenças na fase inicial, na prevenção. É uma área que consideramos tão importante que estão sendo feitos esforços para entregar unidades de saúde como está, a nona somente neste período de pandemia”, destacou.
Estrutura – A estrutura física da USF Vila Canária possui salas de consulta médica, de coleta e de vacina, além de recepção e área administrativa. Dentre os serviços complementares disponíveis estão curativos, nebulização, preventivo, realização de visita domiciliar, marcações, entrega de medicamentos e confecção da segunda via do Cartão do SUS.

Comentários