2 de dezembro de 2020 às 10:16
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral de São Paulo


Publicado em: 05/11/2020 8:26
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências FOTO: DIVULGAÇÃO/EDRIS QUEIROZ


O caso é raro e pode ser um alerta sobre a poluição nos oceanos.

Após encontrarem o espécime, os pescadores o doaram para o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe, onde foi estudado pelo biólogo e professor Edris Queiroz e pela pesquisadora Luana Felix. “É o primeiro caso do mundo, registrado e documentado na literatura, de um tubarão galhudo gêmeo siamês encontrado na natureza”, explica Edris, que realizou o estudo pioneiro.

De acordo com as análises, o animal não só possui duas cabeças, ele também apresenta duas colunas vertebrais independentes e dois corações, além de alguns órgãos internos duplos. “É um acontecimento muito raro, devemos ter entre dez casos no mundo. O problema é que eles morrem rapidamente, logo após o nascimento. Se tornam presas fáceis e acabam sendo predados”, afirmou Edris.

O biólogo também explicou que não é possível determinar a causa da anomalia, mas que, entre os fatores possíveis, podem estar a compressão do útero da mãe – o que pode fazer com que dois ovos se fundam – e até mesmo a poluição dos oceanos.

“Com essas novidades, talvez seja possível chamar atenção para os problemas sérios que têm ocorrido nos ambientes marinhos. Esse estudo vai ajudar a buscarmos medidas que auxiliem na preservação e conservação das espécies”, encerra o professor.

Comentários