8 de dezembro de 2019 às 20:04
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Tempo deve melhorar na capital até o meio da semana


Publicado em: 19/08/2019 19:51
Por: Redação TB Yuri Abreu | Foto: Romildo de Jesus


Foi praticamente uma pegadinha para quem já não acreditava na presença do sol neste domingo, ante o tempo fechado que fez no dia anterior. Ontem pela amanhã, na praia do Jardim de Alah, por exemplo, era grande o número de pessoas que caminhava pelo calçadão ou usava bicicleta ou patins para se deslocar, com o surpreendente tempo aberto. Houve quem até se estendesse a canga na areia para pegar aquela cor.

Já aqueles “que acordaram para a vida” por volta do meio-dia, viram um cenário parecido com o do sábado: tempo fechado e muita chuva. Quem pensou numa programação ao ar livre, teve de mudar de planos. Porém, isso já estava previsto, conforme a previsão do tempo.

Na sexta-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um comunicado informado que o tempo, nestes sábado e domingo, seria de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A diferença apenas estava na probabilidade das precipitações e da intensidade dos ventos – 21 km/h e 16 km/h, respectivamente.

Um dos resultados desse clima foi da suspensão da travessia entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, entre o sábado e às 13h de ontem. Mas, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos melhoram bastante neste domingo, o que permitiu a operação segura das embarcações.

Durante o período citado, a paralisação ocorreu devido aos ventos fortes e a uma ressaca no Terminal de Vera Cruz. Essa situação também estava prevista, uma vez que o Serviço Meteorológico Marinho (SMH), da Marinha do Brasil, emitiu, também na sexta passada, um alerta de mau tempo com previsão de ondas com altura de até 2,5 metros, entre Salvador e a cidade de Touros/RN, justamente entre sexta e a noite do sábado.

Nesses, casos, a instituição recomenda que, antes de navegar, sejam observadas as condições do mar, além de compartilhar as informações às comunidades que lidam com a pesca esportiva e de recreio. Para os banhistas, o Salvamar recomenda que o banho de mar seja evitado em períodos como esses, de mar agitado.

Melhoria

Para aqueles que estão sentindo falta do sol e do calor, a meteorologia traz boas notícias. De acordo com o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima em Salvador deve ficar mais aberto ao longo da semana. Hoje, o dia começa com muitas nuvens e possibilidade chuva de 80% – a expectativa é de 10 mm. Porém, as nuvens vão perdendo força e deveremos ter uma noite mais clara. A temperatura mínima deve ser de 22ºC e a máxima de 25ºC.

Na terça, conforme o mesmo instituto, o clima fica nublado a parcialmente nublado com chuva isolada (chance de 90% e 5 mm). A mínima deve ser de 21ºC e máxima é de 27ºC.  Na quarta e na quinta, o tempo fica apenas nublado a parcialmente nublado, com a máxima chegando aos 29ºC e mínima variando entre 21ºC e 23ºC. Nesses dois dias, a quantidade de chuva esperada vai de 5 mm a 10 mm. Já os ventos permanecem na casa dos 20 km/h.

Comentários