quinta-feira, 25 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Sérgio Moro autoriza atuação da Força Nacional no Ceará

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional por 30 dias, para atuar na onda de violência no estado do Ceará. Medida foi tomada para conter a série de ataques na Região Metropolitana de Fortaleza. Criminosos incendiaram ônibus, vans, carros, tentaram derrubar um viaduto na BR 020 além de provocarem tumulto na penitenciária da região.

“Essas ações, tipicamente, são praticadas por pequenos grupos, pra ter a maior mobilidade possível. Então, não dá pra afirmar quantas pessoas estão envolvidas”, explica o comandante da PM do Ceará, Coronel Alexandre Ávila. Os atentados levaram o Governo do Ceará a pedir apoio da Força Nacional de Segurança.

O ministro determinou à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal e ao Depen, Departamento Penitenciário Nacional, que tomem as “providências necessárias” de apoio ao estado. Moro considerou os epsódios de violência no estado nos últimos dias e as dificuldades das forças estaduais de atenderem sozinhas à ação do crime organizado.

Arquivos