26 de agosto de 2019 às 01:58
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Salvador ganha monumento que homenageia mãe Stella de Oxóssi


Publicado em: 09/04/2019 17:59
Por: Agências de Notícias Foto: Valter Pontes Secom


Três meses após a inauguração, a entrada da nova via de ligação ao bairro de Stella Maris ganha um imponente monumento que homenageia uma das mais importantes religiosas de Salvador e que dá nome à avenida: Mãe Stella de Oxóssi. A entrega, marcada por um misto de admiração e agradecimento pela peça artística, foi entregue nesta terça-feira (9) pelo prefeito ACM Neto. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; demais gestores municipais e vereadores. Também marcaram presença representantes do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, comandado por Mãe Stella por mais de quatro décadas, além da imprensa.

A iniciativa é parte integrante das comemorações pelo aniversário de 470 anos de Salvador. Com processo desenvolvido por meio da FGM, a peça conta com duas esculturas: um Oxóssi com 9 metros de altura, já incluindo o pedestal, que mede dois metros, e Mãe Stella sentada em um trono, em frente ao orixá, com 6,5 metros. As obras de arte são tão altas quanto os orixás do Dique do Tororó. O material utilizado para confecção do monumento é resina poliéster e aço. O prefeito lembrou inicialmente a importância da nova avenida para a população, entregue em janeiro deste ano e que ajudou a resolver o problema do tráfego na região de Stella Maris e Praia do Flamengo, com reflexos na Avenida Luís Viana Filho (Paralela).

“Na ocasião, batizamos a avenida com o nome de Mãe Stella de Oxóssi e, agora, está sendo trazida essa escultura belíssima, que é a expressão de um importante contexto religioso da cidade. Uma homenagem à história dessa grande ialorixá que está no coração dos baianos, com peças feitas por Tatti Moreno, que é um dos principais artistas plásticos do país. Com certeza, acabará sendo mais um ponto de visitação da cidade, trazendo ainda mais beleza para essa região”, afirmou ACM Neto.V

Comentários