18 de janeiro de 2021 às 08:18
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Salvador apresenta experiências em evento on-line sobre cidades inteligentes


Publicado em: 26/11/2020 10:46
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Foto: Divulgação


A Prefeitura, através da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), é uma das participantes do evento online “e-CIDADES: cidades inteligentes e conectadas”, realizado pelo Sebrae Minas Gerais. A atividade tem como objetivo reunir especialistas nacionais e internacionais e apresentar soluções inovadoras para tornar as cidades mais eficientes para seus habitantes.

No painel Cidadania e Governança Digital, a Prefeitura foi representada pelo presidente da Cogel, Cláudio Maltez, na segunda-feira (23). O bate-papo virtual foi mediado pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Rodrigo Diniz Mascarenhas, e com presença também do presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo Gomes.

Na ocasião, foram discutidos assuntos sobre mobilidade e espaços urbanos, saúde, segurança, educação, governança digital, plano diretor, desenvolvimento local, conexão, tecnologia e melhoria do ambiente legal. As palestras são gratuitas e a transmissão do evento, que segue até esta terça-feira (24), é realizada pelo canal do Sebrae Minas no YouTube. A programação também pode ser conferida através do site oferta. sebraemg. com. br/e-cidades-sebrae.

Reconhecimento – Para Maltez, o reconhecimento da gestão de Salvador, eleita como a melhor do país, é muito importante principalmente para parte de transformação digital e democratização do acesso à Internet para todos. O primeiro passo foi a descentralização dos serviços nas Prefeituras-Bairro, para facilitar o acesso e o atendimento nas regiões. Na sequência, foi disponibilizada pela administração municipal uma série de serviços digitais aos cidadãos.

“Salvador é a primeira capital do Brasil a ter um Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes (PDTCI). Com isso, passamos a ter uma cidade com mais coordenação entre os diversos atores públicos e privados, cabendo a nós, administração municipal, uma articulação com a população, empresas e academia, reposicionando o cidadão cada vez mais como protagonista“, completou o presidente da Cogel.

O gestor lembrou, ainda, que o exercício de cuidado com o cidadão mais fragilizado, realizado pela gestão municipal, tem sido um dos grandes ganhos para a cidade, além de ser destaque nos eventos de tecnologia. Somente neste período de pandemia, a Cogel já participou de cerca de 20 eventos para discutir os avanços tecnológicos e de inovação da capital baiana.

Comentários