11 de agosto de 2020 às 12:33
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Rui Costa e Wagner podem ficar fora da Lavagem do Bonfim; Lula não irá


Publicado em: 09/01/2020 12:49
Por: Rodrigo Daniel Silva Tribuna da Bahia, Salvador | Foto: Divulgação


O governador da Bahia, Rui Costa, e o senador e ex-governador Jaques Wagner, ambos do PT, ainda avaliam se vão comparecer à Lavagem do Bonfim

O governador da Bahia, Rui Costa, e o senador e ex-governador Jaques Wagner, ambos do PT, ainda avaliam se vão comparecer à Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (16). Ambos passaram por uma cirurgia recente e esperam a evolução do quadro de saúde para decidir se vão à festa religiosa, que deve reunir cerca de dois milhões de pessoas neste ano. O ex-presidente Lula não deve vir.

No último domingo, o chefe do Palácio de Ondina passou por uma cirurgia para a retirada de um nódulo mamário e ginecomastia, identificados durante investigação no mês de dezembro passado, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O governador recebeu alta anteontem. O médico Marcelo Sampaio descartou qualquer possibilidade de o petista ter um diagnóstico de câncer. Rui procurou atendimento médico no final do ano passado após sentir dores no peito esquerdo.

“O contato físico nas suas aparições muito incomodava quando alguém o tocava. Essa foi a razão da cirurgia. Foi removido as duas mamas. Uma cirurgia tranquila. A patologia é benigna. Não existe preocupação do câncer. O governador está recuperando bem”, disse o médico.

No 2 de Julho do ano passado, o governador não compareceu à festa. Viajou para Espanha a fim de se reunir com investidores europeus. À época, os aliados avaliaram que a ausência de Rui Costa desmobilizou a tropa governista e favoreceu o grupo do prefeito ACM Neto (DEM). As festas populares soteropolitanas são vistas como teste de popularidade para os políticos. Sem Rui, Wagner decidiu ir à festividade pela Independência da Bahia para evitar uma dispersão total do seu grupo. No caso de Jaques Wagner, ele pode não ir à Lavagem do Bonfim deste ano porque fez um procedimento cirúrgico oftalmológico na última segunda-feira.

Segundo a assessoria de comunicação, o senador quer comparecer, mas depende de autorização médica. A lavagem faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, quando ocorrem celebrações católicas entre os dias 9 e 19 de janeiro. O tema em 2020 será “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”. Além do tema, a festa ainda terá o lema de “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”. O tema escolhido para a festa remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril de 2019, com o objetivo de comemorar a chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

SAÚDE

Ao descartar chance de câncer de mama em Rui Costa, o cirurgião Marcelo Sampaio disse que, embora raro, homens também podem ter. “Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico. Normalmente, ele aparece em homens acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres)”.

A mãe do governador, Maria Luíza dos Santos, morta há 25 anos, teve câncer de mama. A história dela costuma ser lembrada por Rui Costa em pronunciamentos públicos. O médico Marcelo Sampaio salienta que, ao primeiro sinal de um caroço na mama, ou inchaço próximo do mamilo, ou secreção, é bom agendar uma consulta. “O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o caso do governador – que significa um aumento benigno da glândula mamária do homem, mas em outras situações pode haver risco para câncer de mama”, frisou.

Comentários