Publicado em: 19/08/2020 11:16
Por: Redação Bahia Municípios com Agências Foto: Agência Brasil
Novas informações da reforma tributária deverão alterar cenário educacional do Brasil. O Ministério da Economia divulgou um estudo onde afirma que as deduções do IRPF.
Para justificar esse corte, a equipe econômica desenvolveu um estudo alegando que a maioria dos valores retidos pela dedução da educação são destinados para pessoas de alta renda. Sendo assim, Guedes deseja que essa quantia passe a ficar com o governo que deverá aplicá-la para a manutenção dos centros de ensino públicos.
Sobre as deduções do IRPF
Atualmente, os contribuintes podem ter uma isenção de até R$ 3.561,50 por dependente no IRPF. Nesse caso, é preciso que os gastos destinados a mensalidades escolares ou universitárias seja igual ou superior a esse teto.
O mesmo se aplica para despesas médicas, que também devem ser abatidas ou devolvidas pelas restituições. No entanto, o governo deseja suspender ambas as modalidades.
Segundo os números do Ministério da Economia, as deduções da educação geraram uma perda de arrecadação de R$ 4,2 bilhões em 2019.