23 de setembro de 2019 às 15:17
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva recebe Título de Cidadão de Salvador


Publicado em: 09/09/2019 22:56
Por: ASCOM Cezar Leite | Tatyanna Hayne | Vânia Silva | Foto: Divulgação


Câmara Municipal entrega Título de Cidadão de Salvador para o psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva. De autoria do vereador Cezar Leite, a honraria reconhece o trabalho de prevenção ao suicídio em Salvador.
Nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 19h, a Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão da Cidade de Salvador ao médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, um dos idealizadores do Setembro Amarelo no Brasil. A resolução nº 2.790/19, de autoria do vereador Cezar Leite reconhece o trabalho realizado pelo médico psiquiatra voltado para prevenção ao suicídio, através da Associação de Brasileira de Psiquiatria.
Durante toda a sua jornada na medicina, Dr. Geraldo, trabalhou em prol da sociedade brasileira e de seus pacientes criando campanhas importante em combate a Psicofobia e para o Setembro Amarelo, mês oficial de prevenção ao suicídio.
Em Salvador, Dr. Geraldo participou de diversos eventos direcionados a saúde mental e prevenção ao suicídio, e este ano participa do Fórum de Prevenção ao Suicídio e a Politica Nacional de Saúde Mental, que acontece no dia 13 de setembro.
Saiba mais
Dr. Antônio Geraldo da Silva, é médico psiquiatra e durante toda a sua jornada na medicina trabalhou em prol da sociedade brasileira e de seus pacientes. Em 2011, ocupando o seu primeiro mandato de Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Antônio Geraldo criou, em parceria com o mestre do humor, Chico Anysio, a campanha contra a Psicofobia, que é o preconceito contra pessoas com deficiências e transtornos mentais.
Além de trabalhar intensamente na campanha contra a Psicofobia, Antônio Geraldo ainda criou as campanhas: Craque que é craque não usa Crack, que divulga a mensagem contra as drogas e também já recebeu apoio de atletas importantes no Brasil e no mundo; e a campanha Sociedade contra o Preconceito, que debate questões contra todo e qualquer tipo de preconceito, racismo, homofobia, xenofobia, não podem ter vez em nossa sociedade e essa é mensagem que a ABP divulga.
Por ser uma liderança na psiquiatria brasileira, trouxe para o país, em 2014, juntamente com o Conselho Federal de Medicina – CFM, a campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio. A campanha já conquistou o Brasil e nos últimos anos conseguiu iluminar monumentos históricos no país inteiro.  Dr. Antônio realizou e também participou de caminhadas e eventos científicos que levaram à sociedade o esclarecimento sobre prevenção.
Na categoria associativa, Dr. Antônio também recebeu prêmios e títulos em agradecimento a todo investimento na Psiquiatria Brasileira, afinal, foi em seu mandato que a ABP conquistou a sua sede própria, retomou o seu crescimento, recebeu investimento científico nas revistas e também em comunicação. Hoje a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP é a fonte oficial para a imprensa e para a sociedade quando o assunto é saúde mental.
Dr. Antônio Geraldo foi eleito presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, e por tratar desses temas tão importantes para a sociedade e desenvolver estas campanhas, recebeu dezenas de prêmios nacionais e internacionais.

Comentários