26 de novembro de 2020 às 11:36
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Projeto de Suíca aprovado na CCJ da Câmara pede gratuidade na revalidação do SalvadorCard


Publicado em: 23/07/2020 16:13
Por: Vitor Fernandes Ascom do Vereador Luiz Carlos Suíca | Foto: Divulgação


A revalidação do cartão de meia passagem estudantil, o SalvadorCard, pode se tornar gratuita.

É o que propõe o projeto de lei (139/2020) do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Essa medida é uma demanda antiga de grupos de estudantes que solicitaram ao parlamentar petista a intervenção. “Com a proposta, vamos preencher mais uma lacuna na educação, criando condições que visem fortalecer o setor na capital baiana e dar mais oportunidades para os estudantes terem seus direitos garantidos”, aponta Suíca.

O edil soteropolitano frisa, em sua justificativa, que a Lei Orgânica do Município (LOM), em seu art. 182, assevera que educação é direito de todos e dever do estado e da família, e que será promovida e incentivada pelo município. “Isso com a colaboração da sociedade, para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sem contar que o processo de ensino-aprendizagem envolve uma série de recursos que, no conjunto, são imprescindíveis para um transcurso exitoso nas escolas, cursos e faculdades”, explica Suíca.

Para o petista, é preciso diminuir os obstáculos para o desenvolvimento da educação. Ele salienta que o uso frequente do transporte público de massa é uma das ferramentas utilizadas por estudantes. “Muitas vezes, eles precisam se locomover para outros bairros e/ou até para o centro da cidade, com propósito de dar continuidade à sua formação educacional. A grande maioria, por conta de questões financeiras, termina abandonando a escola por não ter recurso que possibilite o frequente uso do transporte público e esse projeto se fundamenta neste sentido”, completa o parlamentar.

Comentários