sexta-feira, 29 março, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Planos de saúde perderam 327 mil usuários entre março e julho, revela ANS

Mais brasileiros estão deixando de pagar os planos de saúde.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que 327 mil pessoas deixaram de ser beneficiárias de planos de saúde de março a julho. A crise econômica é apontada como o principal motivo para a queda de usuários. As informações são do site Poder360.

Essa é a maior redução no número de conveniados desde janeiro de 2017. Agora, 22% dos brasileiros têm contratos com planos de saúde. São aproximadamente 46,76 milhões de pessoas até o fim de junho. Antes do coronavírus, eram 47,08 milhões.

A ANS afirmou que a maior debandada foi registrada em abril e maio. Em junho, houve pequena redução e, em julho, leve alta. No total, foi a maior queda de usuários em dois anos e meio.

A tese de impacto econômico sobre a queda se mostra mais clara quando separados os dados de planos individuais e familiares com os de planos coletivos. O primeiro, contratado pessoalmente, teve redução de 49,3 mil usuários. O segundo, por adesão via sindicato ou associações, registrou 35,3 mil contratos a mais.

O setor mais determinante para o resultado negativo foi o de planos coletivos ligados a empresas. Esses perderam 311 mil segurados desde o início da pandemia. Está muito ligado às demissões provocadas pela pandemia.

Arquivos