25 de agosto de 2019 às 23:55
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Pesquisadores chineses desenvolvem novo meio para regenerar retina


Publicado em: 28/07/2019 12:43
Por: Ag. de Notícias | Foto: Divulgação


Os pesquisadores usaram um tipo de célula-tronco.

Pesquisadores chineses usaram um tipo de célula-tronco, as células iPS, para regenerar retina, o que cria potencial para desenvolver novas terapias para algumas doenças que causam cegueira, tal como a degeneração da retina.

As células iPS são um tipo de célula-tronco pluripotente artificialmente derivada de uma célula não pluripotente. Elas podem ser induzidas para ter as mesmas informações genéticas das células embrionárias iniciais.

Cientistas da Universidade Centro-Sul da China fizeram células iPS a partir de células somáticas na urina ou sangue dos pacientes e as induziram a se diferenciarem em células RPE, uma camada na parte posterior do olho.

Segundo a pesquisa publicada na revista acadêmica Acta Biomaterialia, as células RPE podem formar uma camada ultrafina de estrutura semelhante à retina.

Nos futuros estudos, os pesquisadores planejam transplantar a estrutura atrás da retina do paciente para ver se podem estabelecer a visão do paciente.

Como as células iPS são derivadas das células do paciente, evita-se a rejeição do transplante.

A degeneração da retina, que pode resultar em cegueira permanente, é uma das doenças de olho mais comuns entre as pessoas acima de 50 anos.

Comentários