quinta-feira, 28 março, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Novo Jardim Botânico de Salvador fica pronto em novembro

Com a requalificação, o Jardim Botânico será uma das referências de área verde preservada no Brasil, juntando-se a outras estruturas revitalizadas pela Prefeitura, a exemplo do Parque da Cidade, no Itaigara.

As obras do Jardim Botânico, no bairro de São Marcos, estão 60% concluídas. A previsão da Prefeitura é que o parque revitalizado seja entregue até novembro.

Com o projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e obras coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o novo Jardim Botânico conta com edificações de caráter científico, voltadas ao estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, conectadas e acessadas por uma trilha elevada em um percurso de 795 metros de extensão pela mata.

O investimento é de quase R$ 8 milhões, proveniente de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), através do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali).

O Jardim Botânico tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área.

Intervenções – O edifício principal com área total construída de 2.219,45 m², dividido em dois pavimentos, um subsolo e uma cobertura aberta a visitas, tem 62% das obras concluídas.

Além da ampliação do herbário, tornando-o um centro de referência na pesquisa da Mata Atlântica com capacidade para acomodar um grande número de espécies catalogadas, o projeto de requalificação do Jardim Botânico de Salvador propõe outras intervenções, a exemplo da construção de um pavilhão de observação da natureza e viveiros.

O Jardim Botânico passará a contar com espaços expositivos digitais voltados à educação ambiental e um auditório para 50 pessoas, que será conectado com um foyer e uma área semi-coberta para atividades em grupo.

 

Arquivos