21 de outubro de 2020 às 01:38
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Ministério da Saúde habilita 40 novos leitos de UTI no Couto Maia


Publicado em: 02/05/2020 12:00
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Foto: Anderson Riedel/PR


O Ministério da Saúde habilitou 40 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o Instituto Couto Maia (Icon), em Salvador, nesta quarta-feira (15). A unidade de saúde é especilizada no tratamento de doenças infectocontagiosas e é o hospital para onde estão sendo levador os primeiro pacientes diagnosticados com Covid-19 na Bahia. 

 

Além das 40 UTIs do Icon, outros 170 leitos deste tipo foram autorizados no país nesta quarta. A informação foi divulgada pelo secretário João Gabbardo e pelo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta durante entrevista coletiva no palácio do Planalto.

 

Mandetta explicou que durante a pandemia os protocolos de hablitação de leitos foram alterados. “O secretário municipal ou estadoal de Saúde comunica ao Ministério da Saúde que abriram leito no padrão CTI e a gente habilita, reconhece e começa a pagar”, disse o ministro.

 

A partir da habilitação,  o Ministério da Saúde pode custear o funcionamento dessas UTIs, os qeuipamentos são custeados e os recursos repassados aos estados ou municípios. 

Mandetta ainda destacou que o valor da diária de cada UTI é de R$1,6 mil.

Comentários