20 de setembro de 2020 às 07:16
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

“Mestre da língua portuguesa”: amigos e políticos lamentam morte de Jorge Portugal


Publicado em: 04/08/2020 12:17
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Foto: Divulgação


“A Bahia e o Brasil perderam um grande mestre da língua portuguesa, responsável pela formação de milhares de estudantes, a quem generosamente ele entregava os seus conhecimentos para que conseguissem passar no vestibular e entrar na faculdade. É um dia triste para a Bahia e para todo o povo de Santo Amaro, cidade onde nasceu. Jorge Portugal, além de um grande professor da nossa língua, foi também um grande compositor, autor de canções que marcaram a música popular brasileira. Quero manifestar a minha solidariedade aos seus familiares e amigos. Prefeito de Salvador ACM Neto”.

“Jorge Portugal era um amigo querido, com quem tive o imenso prazer de trabalhar na política e conviver na vida. Aos familiares e amigos, meus mais profundos sentimentos por este momento de pesar. Portugal deixa um legado para a língua portuguesa, pelo acesso democrático à educação e para a cultura baiana. Vice-governador João Leão”.

“É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos – e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais – como literatura e música – além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas. Estou muito abalado com a notícia que acabo de receber e, nesse momento, só posso externar o meu abraço solidário aos familiares, nas pessoas de seus filhos, Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela. Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia Nelson Leal”.

“A morte do professor Jorge Portugal é motivo de pesar para todos os baianos que amam nossa língua e nossa cultura. Ele foi para mim uma inspiração e posso dizer que foi um dos incentivadores para que eu ingressasse no curso de Letras na UEFS. Santo Amaro, a Bahia e o Brasil perdem um grande poeta, compositor e professor; um homem inteiramente integrado às mais belas expressões de nosso povo. Expresso meu pesar à família do professor e aos seus amigos. Deputada Federal Professora Dayane Pimentel (PSL/BA)”

“Um baluarte da cultura baiana, representatividade do conhecimento acadêmico e do saber popular para o Brasil e para o mundo. Portugal foi meu professor e era um exemplo para mim e para minha trajetória na luta pela cultura, pelos conselhos culturais e pela escuta da tradição oral e do saber oral. Uma perda imensurável para a cultura, para a academia, para o saber popular, para a arte. Vereadora Marta Rodrigues”.

“É com muita, mas muita tristeza que lamento a morte do meu amigo Jorge Portugal. Conheço ele desde a nossa juventude, estudamos juntos no Colégio Central, entramos juntos na Universidade, estivemos sempre do mesmo lado e, muitas vezes, brincávamos sobre a vizinhança das nossas cidades: Santo Amaro e Cachoeira. Este ano, o recebi em nosso gabinete e definimos que ele seria candidato a vereador de Salvador pelo PSB. Portugal foi um grande professor, agitador cultural, compositor, artista e apresentador de TV. Ele fez da Língua Portuguesa uma coisa leve e gostosa de se aprender. Deixa uma grande lacuna nestes setores e um vazio em nossos corações. Deputada Lídice da Mata”

“Manifesto o meu imenso pesar pelo cessar da vida do professor, poeta, artista, compositor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. A Bahia perde, hoje, um grande representante de sua cultura. Transmito aos seus familiares e amigos, em meu nome e dos membros do PSD Bahia, as mais sinceras condolências e sentimentos. Senador Otto Alencar”

“A morte de Jorge Portugal é uma grande perda para todos e, em especial, para seus amigos como eu. Ainda está semana falava com Roberto Mendes para fazermos um encontro. Não deu tempo. Muito triste. Como ele falava em momentos difíceis: ‘a Cultura está de luto’. Realmente está! Deputado Rosemberg Pinto”.

“A educação perde Jorge Portugal. Santamarense apaixonado, dominava os meandros da língua portuguesa, dono de uma inteligência verbal admirável, fazia tudo isso com leveza e poesia. Uma grande tristeza e saudade nos assola. Seus alunos, seus amigos, seus companheiros e fãs. Meu abraço solidário à sua família.  Meu reconhecimento profundo por sua contribuição à conservação cultural da nossa gente. Deputada Alice Portugal”.

“A Bahia perde hoje uma personalidade que contribuiu bastante com a cultura do nosso estado. Jorge Portugal tinha muito talento com as palavras, sendo um grande educador, poeta e compositor. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Siga em paz, professor Portugal. Deputado Pedro Tavares”.

Comentários