1 de outubro de 2020 às 18:06
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Lançamento de catálogo encerra exposição “Sentido figurado: Silvio Robatto” neste sábado (24)


Publicado em: 20/02/2018 17:56
Por: Da Redação


Neste sábado (24), às 17h, acontece na Sala Contemporânea do Palacete das Artes o lançamento do catálogo da exposição “Sentido figurado: Silvio Robatto”. A mostra, que fica à disposição do público até domingo (25), apresenta o trabalho realizado pelo arquiteto e fotógrafo Silvio Robatto por mais de 50 anos através das suas lentes: em aspectos do cotidiano, festas populares e o patrimônio histórico da Bahia. São mais de 400 obras entre quadros e fotografias, que integram parte do acervo privado de Robatto, doado ao Centro de Memória da Bahia (Fundação Pedro Calmon).

Durante o lançamento acontece um bate-papo sobre Fotografia e Tecnologia, com as presenças de fotógrafos e artistas. O encontro terá as participações de João Carlos Oliveira, diretor do IPAC, Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes e curador da exposição, Lia Robatto, Pedro Arcanjo, Adenor Gondim e Paulo Coqueiro.

Dentre outras questões a serem abordadas, o público irá debater o que representa as duas vertentes do trabalho de Silvio Robatto: onde as fotos expressam a sua sensibilidade e poética através de uma técnica fotográfica tradicional mais depurada e a outra, recriações das suas próprias fotografias, através de interferências digitais, propositalmente com baixa resolução, em busca de efeitos dos “pixels”, numa aproximação do desenho e gravura, chegando por vezes à abstração do conteúdo.

No encerramento da noite cultural haverá apresentação do Núcleo de Ópera da Bahia, com repertório especial para o tema da exposição.

Palacete das Artes 
– O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e outros países; uma loja e café bar. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia. Foi o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo IPAC, em 1986.

SERVIÇO

Exposição: Sentido Figurado: Silvio Robatto
Dia: 24/02 – Lançamento do catálogo
Local: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284)
Visitação: até 25 de fevereiro de 2018
Dias: Terça a sexta, das 13h às 19h/sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
Mais informações: https://museupalacetedasartes.wordpress.com/

Comentários