10 de dezembro de 2019 às 15:44
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Hiperdia acontece neste sábado em Piatã


Publicado em: 09/08/2019 9:08
Por: AC COMUNICAÇÃO | Foto: Divulgação


Mutirão de Hipertensão, Diabetes e Colesterol  vai realizar consultas e exames gratuitos para a população.

Para marcar o Dia Nacional de Controle do Colesterol (08/08), serão oferecidos, neste sábado (10/08), das 7h30 às 13h30, no Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã, exames de sangue para dosagem de colesterol, glicemia e função renal. Haverá também atendimento com cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas e distribuição de material informativo.

A iniciativa, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é uma parceria da  Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia com a Fundação Lar Harmonia e faz parte do calendário de ações de prevenção das doenças cardiovasculares. O Laboratório LPC, um dos apoiadores, será responsável pela coleta dos exames de sangue. Os pacientes devem estar em jejum de pelo menos 8 horas para realizar os exames de sangue.

Os atendimentos vão contar com a participação de cardiologistas e profissionais dos Departamentos de Nutrição, Enfermagem, além de residentes e acadêmicos de Medicina. 150 pessoas serão atendidas e as fichas para atendimento serão distribuídas no local.

O colesterol é um tipo de gordura que está presente naturalmente no corpo e desempenha um papel vital no modo como cada célula funciona. É o seu excesso no sangue que faz mal à saúde. O colesterol LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), chamado de “colesterol ruim”, pode se acumular nas paredes arteriais. Já o HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é capaz de remover e transportar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado, onde é eliminado.

Para manter o colesterol “sob controle”, algumas pessoas precisam de medicações específicas, mas a maioria da população pode mantê-lo em níveis normais no organismo simplesmente adotando hábitos saudáveis de vida, os quais incluem: alimentação saudável, atividades físicas regulares, fim do tabagismo e controle de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA

A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais em parcerias públicas e privadas como: Escola Integral Allan Kardec, Creche-Escola Teresa Cristina, Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, Núcleo de Psicologia C. G. Jung, o Núcleo Jurídico Maria Terezinha F. F. de Novaes, Editora e Distribuidora de Livros Harmonia, Núcleo de Assistência Social Francisco de Assis, os centros de convivência e reabilitação para idoso  e as Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes. Atualmente, está em construção um lar para idosos.

 SERVIÇO

Hiperdia – Mutirão de Hipertensão, Diabetes e Colesterol

Data: 10 de agosto (sábado)

Horário: 7h30 ÀS 13h30

Local: Fundação Lar Harmonia, Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560 – Piatã (Próximo ao Clube Da AABB).

Comentários