23 de setembro de 2020 às 03:03
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Governo Federal pede ao STF que permita venda de refinaria na Bahia


Publicado em: 15/07/2020 12:22
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Foto: Divulgação


A refinaria baiana Landulpho Alves fica no município de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo matéria na Época Negócios, do último dia 24 de junho, estavam entre possíveis candidatos a compradores, o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala Investment Co e a gigante de refino chinesa Sinopec.

No último dia 2 de julho, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pediram ao STF a concessão de uma medida cautelar para impedir a venda das refinarias. Eles consideram que a companhia burlou a legislação para repassar esses ativos à iniciativa privada sem aval do Legislativo.

Em manifestação enviada ao STF, o ministro da AGU, José Levi Mello do Amaral Junior pondera, inicialmente, que o Legislativo não demonstrou qualquer ilegalidade cometida pela Petrobras ou que sugira que a petroleira esteja burlando a decisão do Supremo.

“Dito de outra forma, os peticionantes não indicam qualquer irregularidade na criação das novas empresas subsidiárias, exceto o suposto intuito de burlar a decisão desta Suprema Corte, mediante a subsequente venda de ativos de tais empresas recém-criadas”, diz a manifestação. “Nesse contexto, resta evidente que o acolhimento dos pedidos formulados depende necessariamente de uma fase processual destinada à produção de provas, com o objetivo de comprovar o suscitado desvio de finalidade na atuação da Petrobras.”

 

Comentários