29 de janeiro de 2020 às 13:48
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Feliz 2020!


Publicado em: 08/01/2020 12:51
Por: Redação Bahia Municípios | Taurino Araújo Foto Wikimedia Commons


Feliz 2020! No acender das luzes de um novo ano, sonho, ousadia, planejamento e serviço realizarão o meu desejo de que tudo seja tela nova, na qual serão pintadas as metas de emagrecer (engordar!), estudar coisas novas, melhorar esta aquela situação, resolver mal-entendidos, votos de ano novo alimentado pela esperança de nova oportunidade tanto pessoal quanto coletiva, pois estamos ligados por um fio invisível que nos faz Humanidade e nossos sentimentos, pensamentos, ações e resultados, de alguma forma, repercutem no todo ao juntar ou não os quatro ingredientes acima.

Como o próprio ar, meu sonho é de que as coisas melhorem inventadas num passe de mágica, simplesmente, fluam e cheguem ao porto seguro. Mas, é sempre interessante escrever sonhos, pois isso ajuda a contornar em detalhes o que realmente queremos, sobretudo, por ser importante a capacidade de fazer correções de rumo, adequando a realidade ao desejo ou vice-versa e assim, ao tempero do sonho agora acrescentar o planejamento terra-a-terra e o fogo da ousadia.

É necessária, pois, a alquimia da experimentação de papéis, a assunção de uma postura ativa diante do mundo, cujo propósito se assemelhe à humildade e horizontalidade da água, ingrediente de todo serviço de excelência cujo objetivo, num exercício do constante de um código moral inteligente, é o bem-estar do outro em primeiro plano, como a distância mais curta para a realização do próprio bem-estar em escala ainda maior.

Por causa disso, numa época em que se acende o desejo de um mundo melhor, lembro a necessidade de não apenas querer o melhor para si, mas percorrer passo a passo o caminho em tal direção, ou seja, reconhecer o cenário e suas possibilidades de atuação, experimentar mais ou menos este ou aquele ingrediente, de forma mais ou menos bem distribuída. Na metáfora entre leão, homem, despenhadeiro e tigre — antes da escolha maniqueísta — há a possibilidade de comer morangos!

Desejo que você consiga inventar, planejar e realizar os seus melhores desejos e obtenha duas ou três coisas que lhe pareçam inconciliáveis, na certeza de poder contemplar paradoxos e unir as forças presentes e faltantes dentro e fora de você, com foco na negociação, na cooperação e obtenção dos melhores resultados.

Se você agir no presente — nem que para isso seja necessário fazer essa alquimia — o resultado esperado em direção à realização do desejo (por mais extraordinário que lhe pareça) é sim possível. É a escrita de tudo isso a curto, longo e médio prazo; a melhor articulação de passado, presente e futuro, ou seja, o melhor do que lhe pode conceder princípio, meio e fim; o exercício sincero de sonho, ousadia, planejamento e serviço.

Feliz 2020! ARTIGO ORIGINARIAMENTE PUBLICADO EM A TARDE, A3, 7 DE JANEIRO DE 2020

Taurino Araújo advogado, escritor, professor Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais academico@taurinoaraujo.com

Comentários