sexta-feira, 19 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Doutor Waldir e a CBJM

Waldir Pires e Taurino Araújo

Waldir Pires é um modelo, principalmente, para as gerações mais jovens, disse Emiliano José. Pertenço à geração cara-pintada que, em 1992, inundou as ruas em prol de ética na política. Nascido em Ipiaú(1974) fui muito inspirado pelo saudoso Euclides Neto, prefeito da Cidade por volta de 1964, amigo de doutor Waldir e seu secretário de Reforma Agrária, depois da vitória de 1986, mesmo ano em que Taurino Araújo, CBJM iniciava o curso de direito na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, FESPI, tornando-se depois vice-presidente de seu DCE.

 

Agenor Sampaio Neto. Catedrático de Teoria do Direito e Hermenêutica da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS).

Quis a sincronicidade que me aproximasse dos ideais de ética na política e consciência pública presentes na vida de dois “brasileiros dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas”, a comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira – CBJM honraria mais alta do Estado concedida a meia dúzia de notáveis, entre eles, Jorge Amado, doutor Waldir e Taurino Araújo (1968), o mais jovem CBJM, o líder estudantil que participou tanto da luta pela estadualização da nossa Universidade Estadual de Santa Cruz, na qual ingressei quando ele saia, em 1993. Taurino foi o mais jovem secretário de administração do Brasil, também apaixonado pela ideia de melhor emprego do dinheiro público, a Quádrupla de Taurino.

http://https://www.youtube.com/watch?v=12kIs4DHgA0

No dia 17 de maio de 2010 tive a honra de conduzir Taurino e doutor Waldir para palestra e debate que este realizaria na Universidade Estadual de Feira de Santana. Na viagem, lembranças de um Brasil que faz sentido: doutor Waldir lembrou Taurino dizendo em 1986, aos 17 anos, “se 10 vezes eu votasse o meu voto era de Waldir”. Só se votava aos 18, naquela época. Depois, a palavra de ordem do DCE-FESPI, “no plano de 100 dias prioridade para FESPI”. Waldir atendeu! “É muita emoção pra um peito só”, Taurino repetiu na formatura de 1993 e também em 2011, a frase de doutor Waldir de 1986 e ele sempre se emocionou ao lembrar isso…

Artigo originariamente publicado em A TARDE, 02 de julho de 2018

Agenor Sampaio Neto. Catedrático de Teoria do Direito e Hermenêutica da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS). professoragenorsampaio@gmail.com

Arquivos