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Demanda por serviços públicos digitais em plataforma do Estado triplica durante pandemia


Publicado em: 08/07/2020 13:02
Por: Redação Bahia Municípios Com Agências Foto: Divulgação


Disponível no SAC Digital desde o final do último mês de abril, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) já se tornou o serviço digital do governo baiano mais procurado pelos usuários da plataforma, com mais de 186 mil solicitações para veículos de proprietários pessoa física e outras 27.700 para os veículos de pessoa jurídica. Por meio do aplicativo ou no portal, o usuário baixa o documento eletrônico – que substitui o antigo certificado em papel moeda – e passa a mantê-lo obrigatoriamente em seu celular, além de ter a opção de imprimir uma cópia.
Ainda neste mês de julho, estarão disponíveis no SAC Digital uma série de serviços eleitorais, como consulta ao título e acesso a certidões. Recentemente também, a plataforma  passou a dar acesso à  emissão da Carteira de Trabalho Online (CTPS Digital), por meio do site do Ministério da Economia,  e ao CPF on-line, da Receita Federal. Já entre os serviços do governo baiano, outro bastante procurado é o RG Expresso, que permite solicitar virtualmente a reimpressão da carteira de identidade, desde que o documento tenha sido emitido há no máximo dois anos.
Para o diretor de Transformação Digital Anderson Silva, da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), a transformação digital tem  sido fundamental para permitir à Administração Pública viabilizar o acesso do cidadão aos serviços públicos, respeitando os critérios de isolamento social. “No contexto do novo normal que estar por vir, a digitalização de serviços ainda tem a vantagem de garantir mais economia e eficiência, ao possibilitar reduções superiores a 90% nos custos de serviço”, sinaliza.
Disponível em portal na internet e em aplicativo para smartphones Android e iOS, a plataforma SAC Digital foi criada em 2018, como resultado de uma parceria entre a Saeb e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). No total, a ferramenta conta hoje com 434 serviços públicos disponíveis, incluindo o agendamento on-line para atendimento presencial nos portos da Rede SAC. Considerada referência na administração pública nacional, em razão do grau de integração da sua arquitetura, a plataforma se diferencia, entre outras coisas, por adotar recursos de Customer Relationship Management (CRM) – em português, Gestão de Relacionamento com Cliente – que permite ao Estado oferecer facilidades aos usuários.

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