1 de outubro de 2020 às 20:05
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

CINEMA: ‘Drive-in’ do instituto Goethe mostra documentário sobre HIV


Publicado em: 14/08/2020 15:06
Por: Redação Bahia Municípios com Agências Foto: Divulgação


O filme mostra depoimentos sobre a doença. A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital.

Quinta e sexta-feira são dias de “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” e, neste sábado (14) às 20h, o público poderá assistir ao filme “Carta para além dos muros” (2019), de André Canto.

“Carta para além dos muros” é o primeiro documentário a refazer a cronologia do HIV e da Aids no Brasil, investiga o estigma e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV. Até hoje, passados mais de 30 anos, muitas ainda enfrentam situações de medo, insegurança e exclusão.

No filme, o jovem Caio conta sobre quando descobriu ter sido infectado, momento a partir do qual teve de enfrentar seus próprios fantasmas, além do preconceito da família e da sociedade.

Usando o depoimento de Caio como fio condutor, a obra passa a intercalar imagens de arquivo e entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ativistas e figuras públicas, que expõem motivos pelos quais a evolução na resposta médica e científica ao HIV não veio acompanhada de uma mudança de mentalidade e de preconceitos em relação à infecção.

Da denominação da doença como “peste gay” na época do seu surgimento, passando pela classificação estigmatizante de “grupos de risco”, pelo sensacionalismo de parte da imprensa e também pelos julgamentos morais e religiosos no desenrolar da epidemia, o filme trata do modo como o HIV é encarado na sociedade atual, revelando um quadro de desinformação e preconceitos persistentes, que atingem sobretudo as populações mais vulneráveis.

A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital. A conferência de ingresso se dará pela placa do veículo, não havendo contato físico para a entrada.

Os ocupantes dos veículos deverão obrigatoriamente estar utilizando máscaras. O uso de sanitários, que estarão com tapetes desinfetantes em seus acessos e que serão higienizados após cada utilização, será controlado através de conta no WhatsApp, obedecendo fila para liberação.

Os usuários podem levar alimentos e bebidas, visto que não haverá comercialização no local.

 

Comentários