4 de dezembro de 2020 às 05:19
Escolha seu idioma:

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Avaliação positiva do trabalho de Rui Costa e ACM Neto melhora


Publicado em: 26/05/2020 11:44
Por: Redação Bahia Municípios com Agências Fotos: Fernando Vivas | GOVBA e Laryssa Machado| Ag. A TARDE


Resultado local destoa dos números nacionais em relação aos gestores.

A avaliação positiva do trabalho do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM) no combate ao coronavírus melhorou nas últimas duas semanas, na contramão do movimento em âmbito nacional em relação aos governadores e prefeitos, segundo pesquisa do DataPoder360, em parceria com o Grupo A TARDE.

O levantamento desta semana detectou uma piora relevante na avaliação dos governos locais em relação à pandemia. A avaliação positiva do trabalho dos governadores caiu de 45% para 36%, enquanto a negativa cresceu de 16% para 23%. Em relação ao trabalho dos prefeitos, houve queda da avaliação positiva de 39% para 35%.

Na primeira rodada do levantamento, realizada em meados de abril, 61% dos baianos disseram que o desempenho do chefe do Executivo baiano frente à pandemia era ótimo ou bom. O número caiu para 56% na segunda rodada, no final de abril, e agora se elevou a 60%.

Arte: Agência A TARDE
Arte: Agência A TARDE

Em Salvador, por sua vez, a avaliação positiva do governador caiu de 72% para 67%, enquanto aumentou a quantidade dos que consideram sua atuação ruim ou péssima (6% para 13%).

Já a boa avaliação de ACM Neto no enfrentamento ao coronavírus subiu pela segunda vez. Na primeira rodada, 73% dos entrevistados consideraram seu trabalho ótimo ou bom. O índice passou a 77% e atingiu atuais 84%.

Arte: Agência A TARDE
Arte: Agência A TARDE

Na Bahia, o trabalho dos prefeitos contra o coronavírus continua sendo bem avaliado, na média. Quando questionados, 53% classificaram o desempenho do seu gestor municipal como ótimo ou bom, 29% como regular e 17% como ruim ou péssimo. Na rodada anterior, os percentuais eram de 49%, 32% e 17%, respectivamente. Já na primeira rodada, os índices foram de 51%, 28% e 19%.

Avaliação geral

A pesquisa também mediu, pela primeira vez, a avaliação geral das administrações de Rui e Neto. A gestão do governador foi considerada boa ou ótima por 53% dos baianos, regular por 34% e ruim ou péssima por 10%. Na capital, os índices de Rui são melhores: 63% de ótimo/bom, 28% de regular e 5% de ruim/péssimo.

Já a administração de Neto foi avaliada como ótima ou boa por 79% dos soteropolitanos, regular por 15% e ruim ou péssima por apenas 1%.

Os prefeitos baianos também registraram boa avaliação de maneira geral, já que 50% dos entrevistados disseram que o chefe do Executivo nos seus municípios tem feito um trabalho ótimo ou bom. Outros 27% responderam que o desempenho da prefeitura é regular e 22% definiram a administração da sua cidade como ruim ou péssima.

Comentários