sexta-feira, 19 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Agência da Caixa na Manoel Dias deixa clientes expostos ao sol por pelo menos uma hora

Problemas no aplicativo Caixa Tem fizeram usuários comparecerem presencialmente.

Na manhã da última sexta-feira (16) uma cena chamou atenção de quem transitava pela avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba. A fila na frente da Caixa Econômica Federal obrigava clientes a esperarem atendimento por pelo menos uma hora ao sol e aproximadamente mais duas horas dentro da agência até serem atendidos.

O Caderno de Notícias esteve no local e constatou a informação. Cerca de 50 trabalhadores esperavam atendimento, em sua maioria relacionado ao aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para distribuir o Auxílio Emergencial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), também em caráter emergencial.

De acordo com as propagandas do banco público e o próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o aplicativo foi idealizado para facilitar o saque dos benefícios e evitar filas, mas não é o que está acontecendo.

Edinilson Souza, 37 anos, desempregado, precisou sacar parte do FGTS. Ele conta que foi ao banco porque não conseguiu manusear o aplicativo e precisava do dinheiro naquele momento. “Eu estou aqui desde oito horas. Já fiz tudo que o aplicativo manda, mas pra mim não funcionou. O dinheiro já saiu da minha conta do FGTS e está disponível. O banco não dá outra opção, aí temos que ficar aqui torrando no sol quente”, reclamou o cliente que esperava na fila fora da agência.

Além de Edinilson, outros clientes reclamam de não conseguir operar o aplicativo e ter de ir até a agência gerar um código de acesso. Após divulgação de golpes conexos ao Caixa Tem, a dona de casa, Ariadna Santana, de 48 anos, disse que, por receio, preferiu ir à agência. “Eu li que tem gente invadindo os celulares e sacando nosso dinheiro. Ao invés de instalar o aplicativo eu preferi vir aqui, mas me arrependi”, afirma Dona Ariadna que entrou na fila às 7h30.

Segundo o site da Caixa, para realizar os saques dos auxílios, é preciso atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O aplicativo gera um código autorizador para o saque, com validade de duas horas. A operação, no entanto, não foi simples para muitos beneficiários que perderam uma manhã na fila extensa que se formou na frente da agência.

Procurado para explicar a demora no atendimento, a falta de proteção contra o sol na frente do banco e os problemas relacionados ao aplicativo, o gerente da agência não quis se posicionar. Entramos em contato com a Caixa e até o fechamento dessa matéria, ela não havia respondido nossos e-mails e telefonemas.

Arquivos