8 de abril de 2020 às 06:22
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

4ª edição de Festival de Ilustração e Literatura Expandido conecta artistas em Salvador


Publicado em: 09/03/2020 11:08
Por: Flávia Bomfim | Fotos: Divulgação


Quem se interessa por literatura ilustrada, feira de publicação independente e experimentação artística tem um encontro marcado em Salvador que começou no  sábado, 7, e vai até  15 de março de 2020. O Festival de Ilustração e Literatura Expandido – Filexpandido prepara sua quarta edição, com uma programação de oficinas, residências, conversas e performances que reúne artistas estrangeiros e brasileiros interessadxs em pensar relações entre imagem e palavra em livros, impressos, corpo e cidade.

Realizado desde 2013, o Filexpandido transforma a Bahia em um centro de reflexão sobre fazer coletivo, autonomia, mercado e cultura gráfica, onde artistas, publicadores, agentes culturais e leitores experimentam a convivência criativa entre linguagens artísticas diversas.

Em um período de nove dias, o Festival apresentará 7 oficinas, 3 conversas, 1 masterclass, leitura de portfólio, lançamento de livros, performances, apresentações musicais, jam sessions, uma programação especial para crianças, além da segunda edição da Feira Ladeira de arte impressa e publicação independente, que reunirá 45 expositores, entre editores, ilustradores e artistas gráficos de várias partes do Brasil e de outros países.

Na programação do Filexpandido, também serão ativadas e montadas 2 exposições. No dia 12 de março, no Bar Oliveiras, serão apresentados os cartazes produzidos na oficina “Política, poética e ética para cartazes de rua”, ministrada pelos artistas gráficos Flávio Oliveiras (Bahia), Joan Negrescolor (Espanha) e Edson Ikê (São Paulo).

Flávia Bomfim, que organiza e assina a curadoria do Festival, convocou 40 mulheres para a construção da segunda exposição coletiva do evento. Ilustradoras, escritoras e poetas responderam com imagens e palavras: “O que explode do seu vulcão?”.

“Evocar a imagem, o símbolo e o arquétipo do vulcão e associá-lo ao feminino como beleza, deidade, potência destruidora e criadora foi a premissa desse

convite”, nos explica Flávia.

O Festival é gratuito e aberto ao público, salvo as oficinas que podem ser conferidas no site ilustrafestival.com.br.

Sem apoio de editais, esta edição será realizada em carácter de urgência como uma resposta à fragilização de nossas instituições e políticas culturais. Para realizar esta edição, o Festival ativou uma campanha de financiamento coletivo a partir do apoio de artistas e editoras brasileiras e estrangeiras. O Filexpandido conta ainda com apoio da Fedrigoni, do Instituto Cervantes, do Programa de Internacionalização da Cultura Espanhola (PICE) da Acción Cultural Española (AC/E) em sua modalidade de Mobilidade e do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

 

 

Serviço

4º Festival de Ilustração e Literatura Expandido – Filexpandido

7 a 15 de março de 2020, das 10h às 21h

No Goethe-Institut, Atelier do Passo, Sociedade da Prensa, Mercado de São Joaquim e Instituto Cervantes, em Salvador

Instagram: @filexpandido

Facebook: @ilustrafestival

Comentários