17 de dezembro de 2018 às 15:48
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

A mulher é bela quando acredita que é


Publicado em: 18/04/2018 8:48
Por: BLOG A mente maravilhosa / FOTO: MIRA ROCHA/ ARQUIVO BAHIA MUNICÍPIOS


Considerar-se bela ou não é uma questão pessoal abstrata ligada a muitos outros aspectos. Uma mulher se considera bonita quando subjetivamente interpreta que tem uma boa saúde, sensualidade e simetria corporal. Acreditar e se sentir bela produz na mulher sentimentos de atração e bem-estar emocional.

Uma mulher é considerada bonita individualmente ou por consenso da sociedade, muitas vezes com base em uma combinação de beleza interior, que inclui fatores psicológicos, e beleza exterior, que inclui fatores físicos. A beleza exterior é frequentemente medida com base no consenso geral ou de um grupo de pessoas. Por sua vez, a beleza interior é muito mais difícil de medir.

Sentir-se bela depende de você

As mulheres que não se sentem bonitas desenvolvem estratégias de enfrentamento emocional passivo quando se olham no espelho e veem a sua imagem. Por sua vez, as estratégias de enfrentamento emocional ativo referem-se a ações para conseguir o controle da situação. Este comportamento estaria associado com a excitação fisiológica projetada para permitir que os nossos recursos se manifestem, por exemplo, para combater o estresse.

Estudos recentes demonstraram que o índice de massa corporal de uma mulher influencia menos do que a percepção que ela tem da sua imagem. Portanto, uma mulher que tenha “medidas padrão”, se fizer um enfrentamento passivo do seu corpo, não se sentirá bela. Por outro lado, se uma mulher com medidas consideradas fora do padrão normal fizer um enfrentamento ativo do seu corpo, provavelmente se sentirá bonita, porque tem uma percepção positiva da sua imagem.

O autoconceito negativo de uma mulher influencia a maneira como ela enfrenta a sua autoimagem. Nós desenvolvemos o nosso autoconceito através da interação com os outros. O ambiente em que vivemos desempenha um papel muito importante. Se as mulheres estão recebendo informações diárias sobre como deve ser o seu corpo, o seu autoconceito será prejudicado se não tiverem o controle dos seus recursos e pontos fortes.

Além da beleza externa, também há por vezes uma esquecida beleza interior. Uma pessoa pode parecer e se sentir mais atraente pelas suas características psicológicas internas, como a coerência, a elegância, o charme, a graça, a integridade, a inteligência, a personalidade e a simpatia. Então, em última análise, a nossa autossuficiência fará com que nos sintamos mais bonitas.
——————————————————————————————–
“A beleza que atrai raramente coincide com a beleza que apaixona”.
– Ortega y Gasset –

Comentários