sexta-feira, 19 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Tribunal que condenou Lula diminui ritmo após condenação de petista

Tido como rápido no julgamento que culminou na prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o TRF-4 [Tribunal Regional da 4ª Região] entrou em um ritmo mais lento após a condenação do petista. A oitava turma do tribunal só concluiu uma decisão desde a pena de Lula. Foi um recurso da defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Delúbio teve a condenação aumentada para seis anos de prisão. Antes dessas duas ações, o mesmo tribunal chegou a julgar quatro processos da operação Lava Jato em novembro passado. Ainda segundo a Folha, o ritmo mais lento do TRF-4 se deve, em parte, a três pedidos de vista do juiz federal Victor Luiz dos Santos Laus em casos que chegaram a ser pautados e colocados em votação em sessões. Não há data para que os processos sejam devolvidos.

O TRF-4 disse que o pedido de vista “é ato personalíssimo do desembargador que quer analisar melhor o processo e não precisa justificar o pedido”. Ainda conforme o Tribunal, em qualquer fase do julgamento o magistrado pode pedir vista dos autos, suspendendo o julgamento.

Arquivos