17 de outubro de 2019 às 12:34
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Taurino: pedagogia viva


Publicado em: 01/07/2019 18:42
Por: *Sueli Maria de Souza / Imagens: Wikimedia Commons


No dia 17 de junho de 2019 o auditório do Colégio Estadual Sesquicentenário – CISO ficou abarrotado de gente para a Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itabuna Comemorativa do Cinquentenário de Taurino Araújo, debate sobre a sua Hermenêutica da Desigualdade e reflexos  na Universidade e Ensino Públicos e Gratuitos. Autor de uma das poucas teorias mundiais, a festejada personalidade proferiu Aula Magna tendo por base a segunda tiragem de sua consagrada Hermenêutica da Desigualdade: uma introdução às Ciências Jurídicas e também Sociais, cuja primeira edição — já indexada pelo Google Books  e disponível na plataforma internacional do site Amazon.com — esgotada em apenas 39 dias, demonstra o seu diversificado interesse mundo afora, v. g., Direito, Educação, Saúde, Política, Terapias, Negócios, Governo e Terceiro Setor.

A visita de Taurino à Região Cacaueira é pedagogia viva em torno de quem, hoje, é um dos maiores pensadores baianos do nosso tempo, mas no registro afetivo da comunidade regional antes foi o menino que saiu de Ubatã para se formar em Direito na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna e, potencializando ao infinito a sua matriz em Magistério normalista, teve papel destacado na Estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz, o que a tornou pública gratuita e de qualidade, é dizer, a universidade comprometida com a filosofia, as ciências e as artes que ele defendeu em seu discurso de formatura (Por um caminho juncado de flores, Ilhéus, 1993).

O requerimento da Sessão Especial e a Moção de Congratulações foram propostos pelo vereador Júnior Brandão em decorrência do fundo liberal do sentimento, pensamento e ação marcantes em Taurino Araújo, ícone da insistência na supremacia do conhecimento para transformar a vida das pessoas e resolver conflitos, cultor da total liberdade de ensinar e de aprender garantidos pela Constituição e do acesso dos mais pobres à universidade pública e gratuita que lhes capacite tanto para o mercado de trabalho quanto para exercitar o “direito a uma vida feliz”.

Tod@s ao lado da UESC e da UFSB e dos investimentos na Universidade que tornaram Japão e Coreia as potências que são hoje. Vamos priorizar ao máximo as verbas em conhecimento, tecnologia, educação, inovação e cultura, compartilhando com os mais jovens o inclusivo modelo de civilização brasileira de Taurino Araújo.

Taurino sempre foi dedicado “às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e socioeconômico do Brasil melhorando significativamente a vida das pessoas” o que lhe rendeu, em 2013, a maior honraria do Estado, a Comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social (CBJM), concedida a apenas meia dúzia de notáveis.

*Psicopedagoga, Especialista em Planejamento Educacional. suelimaria4565@gmail.com

A visita de Taurino à Região Cacaueira é pedagogia viva em torno de quem, hoje, é um dos maiores pensadores baianos do nosso tempo.

 

 

Comentários