25 de setembro de 2018 às 22:03
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

SENAI debate forma de empresários se inserirem na indústria 4.0


Publicado em: 11/09/2018 17:18
Por: Redação | Foto: Reprodução


A indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas. A fim de ajudar empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza em suas unidades, em todo o Brasil, na quarta-feira, 12, o evento Desvendar 4.0. Na Bahia, a programação começa um dia antes e se estende até 20 de setembro, com workshops voltados para mulheres, jovens, novas carreiras e gestores industriais.

Aberto ao público e com programação totalmente gratuita, o evento do dia 12 terá palestras de especialistas em indústria 4.0. O objetivo é mostrar que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes. “Empresas de todo o mundo estão iniciando esse processo. A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. “O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça a opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio”.

A abertura do evento será realizada pelo cientista, empresário e professor Silvio Meira, que, durante a palestra Inovação e Transformações Digitais, discutirá como o universo digital tem se transformado e provocado novas interações entre o homem e a tecnologia. Em Salvador, Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, ministra a palestra Entendendo a Indústria 4.0. Ele abordará questões sobre como a revolução tecnológica pode transformar o mundo industrial e como a atuação do SENAI Cimatec está orientada pelos novos conceitos da manufatura avançada.

Ainda na programação do dia 12 de setembro, haverá o painel Jornada Rumo à Indústria 4.0 com a participação de professores, pesquisadores e empresários baianos, que com perspectivas e realidades singulares, debaterão os distintos percursos traçados em direção à digitalização promovida pela Indústria 4.0.

Comentários