15 de agosto de 2018 às 10:04
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Segunda edição da Flipelô homenageia João Ubaldo Ribeiro


Publicado em: 24/05/2018 13:16
Por: Correio


A segunda edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, está confirmada e vai acontecer entre os dias 8 e 12 de agosto (quarta a domingo), em Salvador. Com o tema “A Amizade é o Sal da Vida”, o evento deste ano homenageia o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. As informações foram divulgadas esta semana na página oficial da Flipelô nas redes sociais. Ainda não há detalhes sobre a programação, que assim como no ano passado, deve ser inteiramente gratuita.

Na década de 80, Jorge Amado escreveu sobre João Ubaldo: “Vale a pena ainda uma referência ao prazer com que João Ubaldo Ribeiro conta suas histórias; sua intimidade com os bichos, sua ciência popular de peixes e passarinhos; sua fraternidade com pescadores, vagabundos, roceiros, santos, loucos, o povo da ilha de Itaparica, descendentes dos heróis da Independência, inimigo até hoje dos holandeses, levando adiante a apaixonante aventura da vida, relatada com dignidade e graça extremas pelo itaparicano João Ubaldo Ribeiro, escritor de ofício. Aliás, um grande escritor”.

Em sua estreia, a Flipelô homenageou Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga, curadora do projeto, que faleceu em fevereiro de 2016. O evento foi aberto com um sarau de Maria Bethânia na Igreja de São Francisco. Além da Fundação Casa de Jorge Amado e da Igreja de São Francisco,  largos, espaços culturais e ruas do Pelourinho receberam a programação.

Comentários