17 de dezembro de 2018 às 15:49
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Secretaria do Turismo apresenta avanços do Prodetur na Baía de Todos-os-Santos


Publicado em: 27/11/2018 23:03
Por: Ascom / Setur - Repórter: Lenilde Pacheco Fotos: Tereza Torres


Os avanços obtidos com o processo de implantação do Prodetur foram apresentados, nesta terça-feira (27), pelo diretor de Qualificação e Segmentos Turísticos da Secretaria Estadual do Turismo, Márcio Franco, aos participantes do Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos-os-Santos, realizado no Centro de Convenções do Club Med Itaparica.

Coordenador do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Baía de Todos-os-Santos, Márcio Franco representou o secretário estadual José Alves, no evento. Iniciou a explanação, dando ênfase ao principal dos objetivos do plano. “Foco é contribuir para a geração de empregos formais na BTS por intermédio da atividade turística”, resumiu.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa promoveu estudos da demanda e da oferta que já permitiram a roteirização dos mais importantes atrativos turísticos da baía, explicou Márcio Franco. Os trabalhos avançam agora para nova fase que prevê aporte de recursos em infraestrutura (obras) e gestão (bens e serviços).

As ações beneficiam 18 municípios que possuem população estimada em 3,5 milhões de pessoas. O investimento será de aproximadamente US$ 63 milhões em infraestrutura e de US$ 21 milhões em fomento e gestão do turismo. Entre as 39 ações em execução está o projeto de requalificação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, já apresentado à comunidade de Caboto, em Candeias, durante audiência pública promovida pela Setur.

No conjunto de intervenções náuticas previstas no Prodetur estão a requalificação da Marina da Penha; atracadouros no Sola do Unhão e Museu Wanderley Pinho; terminais turísticos de Botelho (Ilha de Maré) e de Bom Jesus dos Passos, dentre outros. No âmbito da sustentabilidade, o programa inclui planejamento estratégico para gestão integrada de resíduos sólidos; ações de educação para mitigar impactos da atividade turística, e indicadores para mensurar os impactos do turismo.

Comentários