16 de novembro de 2018 às 01:27
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Salvador tem 12 dias dedicados à gastronomia e à música


Publicado em: 14/08/2018 19:08
Por: AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS / Foto: Divulgação


A criançada poderá participar da aula Mini Chef, na Cozinha Show

Durante 12 dias, Salvador será a capital da cultura e gastronomia com a realização da segunda edição do Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia que acontece de 15 a 26 de agosto em alguns dos melhores restaurantes da cidade.

O evento é um desdobramento do Festival Tempero no Forte, realizado há 12 anos na Praia do Forte.

A parte cultural do evento ocupará o Passeio Público nos dias 18 e 19, com uma série de atividades voltadas para toda a família, com Música Instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Comidinhas da Bahia e Espaço Infantil.

Gastronomia – O Tempero Bahia vai atravessar a cidade, oferecendo criações autorais e exclusivas para baianos e turistas. Com opções para todos os paladares, desde pratos tradicionais até os vegetarianos, o evento proporcionará uma valiosa experiência gastronômica, marcada pela democracia de sabores à mesa.

No dia 15, acontece o Jantar no Restaurante Origem, comandado a seis mãos pelos chefs Fabrício Lemos, Lisiane Arouca e o convidado Bruno Katz, titular do restaurante NOSSO, no Rio de Janeiro.

A partir do dia 16, 21 restaurantes, de Stella Maris ao Centro Histórico estarão de portas abertas, no almoço e no jantar, servindo os pratos criados para o Festival, todos eles levando na receita o ‘Palmito Pupunha’.

Com textura macia, baixa caloria, rico em fibras, nutrientes, minerais e em vitaminas A e B, o palmito pupunha é um dos alimentos mais antigos da história brasileira.

produção no sul da Bahia, foi mencionado na Carta de Caminha, em abril de 1500, como comida dos primitivos habitantes da Terra de Santa Cruz.

Café com Turismo – O festival reserva um momento especial com o Café com Turismotalk show que acontece na sexta-feira, 17 de agosto, das 8h às 10h, no Wish Hotel da Bahia.

O evento pretende abrir a discussão, mapear e compartilhar informações ligadas à cadeia produtiva da gastronomia, com o intuito de impulsionar e fortalecer o setor e o turismo, bem como ampliar o conhecimento da realidade destes importantes segmentos econômicos.

A partir do tema Salvador Cidade Criativa da Gastronomia: como trilhar este caminho e quais os impactos para o Turismo e a Gastronomia local, o Café com Turismo pretende fortalecer a identidade cultural da gastronomia e, consequentemente, utilizar esse quesito como forma de qualificar o destino turístico e potencializar Salvador como uma cidade da alegria, criativa e inteligente.

Para debater o assunto estarão na mesa Cristina Maseda, Secretária de Cultura de Paraty (RJ), que apresentará o case de sucesso, que foi tornar Paraty como Cidade Criativa da UNESCO, e Claudio Tinoco, Secretário da Cultura e Turismo de Salvador, Tereza Paim, chef curadora do Tempero Bahia, e Rogério Cerqueira, gerente regional do Sebrae-BA. A mediação do talk show ficará a cargo de André Boccato, do Observatório da Gastronomia de São Paulo.

Passeio Público – A programação no Passeio Público de Salvador, no Campo Grande, será nos dias 18 e 19, sábado e domingo. Com o objetivo de ocupar com cultura os espaços públicos, o evento oferecerá, gratuitamente, dois dias de entretenimento para a cidade, com um cardápio de boas opções para agradar a um público de todas as idades.

Os portões do Passeio Público estarão abertos das 11h às 21h, com acesso gratuito, limitado à capacidade do local, para receber baianos e turistas com doses de boa música instrumental, artesanato e design, Cozinha show, oficinas infantis e muito mais.

Música Instrumental – A programação musical, que valoriza a música instrumental, terá no sábado, 18, às 17h30, o pôr-do-sol embalado por Letieres Leite Quinteto, que tem à frente o maestro da Orquestra Rumpilezz.

Ainda no sábado, às 19h, quem sobe ao palco é o grupo CPI – Choros Populares Instrumentais, com a participação do músico Armandinho Macedo.

O Festival abre espaço no domingo, 19, para o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que fará apresentação às 16h30. E quem encerrará a programação é o grupo Skanibais, com o ritmo dançante ska, às 18h.

Cozinha Show – A Cozinha Show, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, de 11h às 16:30h, também faz parte da programação no Passeio Público, que fica contíguo ao Palácio da Aclamação, levando chefs locais e de outros estados a compartilharem seus segredos na cozinha. Aulas gratuitas com degustação e inscrições no local.

Tempero do Bem – Tempero do Bem, tem no seu lançamento, a parceria da estilista e designer de moda, Luciana Galeão, que criou estampas exclusivas com motivos de gastronomia para ecobags e aventais confeccionados pelo grupo de empreendedorismo feminino, Design Sustentável Nova Esperança, de Salvador.

A intenção é evoluir na criação de produtos dentro deste conceito, agregando grupos sociais, das regiões onde o Tempero Bahia e o Tempero no Forte atuam, formando uma cadeia de desenvolvimento da economia criativa e solidária.

Os produtos estarão à venda durante o Festival, no Passeio Público, e sob encomenda, pelos telefones (71) 3451-1723 e (71) 3033-6741.

Comidinhas da Bahia – Outro destaque do Passeio Público é o espaço Comidinhas da Bahia, no qual chefs renomados comercializarão suas iguarias, das 11h às 21h. Dentre eles estão Tereza Paim, Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, Andrea Nascimento, do Solar, Emanuele Nascimento, do The Butcher House, Karine Poggio, do Coentro Gastronomia Afetiva, além do Buteco do Piri.

Mercado do Passeio – É um espaço dedicado à venda de diversos produtos de arte, artesanato e design, que funcionará das 11h às 20h, no Passeio Público.

Estarão por lá: Preta Brasil, com seus adornos africanos; Kazza.9, com souplats e guardanapos; Fonte Atelier e sua moda autoral; Com Arte, brinquedos artesanais; Menina Terra, marca de cosmética natural; Catatábua, que faz objetos de madeira; Criazon, jeans customizados; Atelier Maram, com produtos de couro e madeira; Candida Specht, apresentando bolsas e mochilas; óculos de sol SonbrilleNinho de Histórias, com livros infantis; facas artesanais da Cutelaria SGAquele Treco, arte e objetos; ICG camiseteria; acessórios raiz, com a AgôLeila Daltro, com bijouxPé de Mato, comercializando temperos desidratados, Jasmim Atelier de crochê e Cordel Encantado, moda infantil.

Espaço Infantil – O Tempero Bahia também proporcionará atividades para a gurizada. Além da aula Mini Chef, na Cozinha Show, os pequenos poderão participar gratuitamente das oficinas de bolhas de sabão gigante, no sábado, 18, às 16h30, e da oficina de jardinagem com o grupo Canteiros Coletivos, no domingo, 19, às 15h30. Ambas as oficinas têm número de vagas limitado.

Comentários