16 de outubro de 2018 às 05:01
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Salvador sedia congresso nacional de turismo religioso


Publicado em: 10/05/2018 10:36
Por:


Salvador sedia até o próximo sábado (12) a primeira edição do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, setor que movimenta cerca de R$ 15 milhões por ano no país, sendo responsável pelo deslocamento de 20 milhões de brasileiros e 50 mil estrangeiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos e do Ministério do Turismo.

O evento ocorre no Fiesta Convention Center (Itaigara), e vai reunir empresários, agentes pastorais, profissionais, representantes governamentais e de instituições que atuam no segmento para discutir sobre o potencial competitivo deste mercado no Brasil e no Estado em torno do tema “Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.congressoturismoreligioso.com.br.

Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade.

Na programação, análises de casos e mesas redondas trarão para debate a mecânica de pólos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes e apresenta indicativo de crescimento anual de 10% em visitação. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui pelo menos 96 atrações religiosas, distribuídas em 344 municípios.

Os atrativos baianos e de Salvador também terão espaços próprios para discussão, com participantes de peso como a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e o historiador Francisco Senna. Outros palestrantes de referência também integram a grade científica, tais como o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta; o diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário Nacional de Aparecida (SP), Marcos Spalding; o coordenador de Planejamento das Políticas de Turismo do Pará, Ivaldo das Dores Silva; o arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que fará a palestra magna de encerramento sobre o turismo religioso e os caminhos para a promoção humana integral.

O Congresso Brasileiro de Turismo Religioso tem os apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na Bahia (Fecomércio-BA), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Associação Baiana  dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Baiana da Indústria Hoteleira (ABIH), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Sebrae-BA.

Durante toda a programação, estará ocorrendo também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país, na área externa do auditório. Já estão confirmados como participantes a Catedral Viagens e Turismo, SESC/Senac, Universidade Católica do Salvador, entre outros.

Veja o que ainda vai acontecer no congresso:
Quinta-feira (10)
Manhã
9h30 – Palestra Magna de abertura “Turismo religioso, desenvolvimento sustentável e cultura de paz” – cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro

10h30 – Análise de caso: Jornada Mundial da Juventude e legado de paz para o Rio de Janeiro – Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor

11h30 – Pocket show – mensagem do Padre Omar Raposo

Tarde

14h – Mesa redonda sobre desenvolvimento sustentável e turismo religioso

·         Círio de Nazaré (PA) – O impacto na economia de Belém do Pará  – (Ivaldo das Dores Silva, coordenador de planejamento das políticas de Turismo, e Admilson Alcântara da Silva, coordenador de estudos, pesquisa, estatística e informação de Turismo)

·         Madre Paulina (SC) – Nova Trento antes e depois da canonização – (Pedro Kempe, vice-presidente da Associação de Agentes de Viagens do Paraná e empresário, Irmã Anna Tomelin, coordenadora do santuário e da dimensão missionária da CNBB)

·         Nossa Senhora do Salete (GO) – A construção e implantação de um santuário numa instância hidro termal (Padre Daniel Aguirre, reitor do santuário)

16h30 – Missa presidida pelo Padre Edson Menezes (reitor da Basílica do Bonfim) com entronização da imagem peregrina do Senhor do Bonfim

Sexta-feira (11)

Manhã

9h – Análise de caso “O santuário de Aparecida e os 12 milhões de multiplicadores da paz” (Marcos Spalding, diretor de Marjeting e Novos Negócios do santuário nacional)

10h30 – Mesa redonda sobre a fé nos caminhos da Bahia

·         A capital da fé do povo baiano: Bom Jesus da Lapa e sua gruta. (Padre Rosivaldo Mota, administrador econômico do santuário)

·         A cidade que nasceu do milagre: Nossa Senhora das Candeias. (Frei Jorge Luis Soares, reitor do santuário)

·         Uma visão de fé. A cidade santa e o empreendedorismo pela evangelização. (Fábio Fernandes Nascimento, gestor de comunicação da Comunidade Cidade Santa)

Tarde

14h – Mesa redonda – a cidade do Salvador, fé, templos e roteiros

·         O Sebrae e visão empreendedora do Turismo Religioso em Salvador (Hirlene Pereira, gestora do projeto de turismo do Sebrae-BA)

·         Cidade baixa, terra de santos e santas, casa do Senhor do Bonfim (Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce)

·         O Centro Histórico e a arte feita para Rezar (Francisco Senna, arquiteto e historiador)

16h30 – Palestra magna de encerramento “Turismo Religioso e caminhos para a promoção humana integral” (Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil)

17h30 – Apresentação Cultural

Sábado (12)
Famtour turismo religioso de Salvador

Comentários