11 de dezembro de 2018 às 16:11
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Receita notifica 383 mil contribuintes que caíram na malha fina


Publicado em: 03/10/2018 20:35
Por: Agência Brasil Foto: Marcelo Casal Jr.


A Secretaria da Receita Federal informou que está notificando, por meio de cartas, cerca de 383 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, ano-base 2017, para cobrar débitos no valor de R$ 300 milhões.

Segundo o órgão, os contribuintes que tem inconsistências em sua declaração do IR deste ano, poderão providenciar a correção, por meio de um processo conhecido como “autorregularização”.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para os contribuintes cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

O órgão ainda informou que as declarações retidas em malha apresentam sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro.

Para regularizar sua situação, os contribuintes devem fazer uma declaração retificadora do Imposto de Renda e pagar os valores devidos, com juros.

A Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018.

Comentários