23 de outubro de 2018 às 04:33
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Rastreamento do Câncer de mama chega em Muquém do São Francisco e Barra do Choça


Publicado em: 11/05/2018 10:17
Por:


Os municípios de Muquém do São Francisco, na região de Ibotirama (Vale do São Friacisco), e Barra do Choça, na região de Vitória da Conquista (sudoeste), recebem nesta segunda-feira (14) o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Serão atendidas mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos da doença.

Para ser atendida, a mulher deve levar carteira de identidade, cartão do SUS e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, de água, entre outros. O atendimento, das 7 às 18h, é feito em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração e com profissionais que estão à disposição das pacientes.

Em Muquém do São Francisco, a unidade móvel estará estacionada, de segunda a quinta-feira (14 a 17), na Unidade de Saúde Jackson Brandão Teles, no Bairro Vermelho. A meta de atendimento, pactuada com a prefeitura local é de atender a 471 mulheres.
Em Barra do Choça, o Ginásio de Esportes Cláudio Rocha será o local de estacionamento da unidade móvel, que prevê atender 1.727 mulheres, desta segunda ao dia 26 deste mês.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab|) que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, oferecendo exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Comentários