19 de agosto de 2019 às 06:59
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Palhinha indica implantação do Museu do Petróleo no Subúrbio


Publicado em: 17/05/2019 8:27
Por: Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação Foto: Antonio Queirós


Vereador quer preservar a memória do primeiro poço de petróleo do Brasil, perfurado no bairro do Lobato


O vereador Orlando Palhinha (DEM) sugeriu aos Executivos Municipal e Estadual uma parceria com a Petrobras para criação do Museu do Petróleo. O parlamentar é autor dos Projetos de Indicação nº 289 e 290/2019, que sugerem a implantação de um museu no local do primeiro poço de petróleo do Brasil. A proposta é que o Governo do Estado ou a Prefeitura de Salvador realizem uma parceria público privada com a empresa para implantação do espaço museal.

O primeiro poço de petróleo perfurado em todo o território nacional foi em Salvador, no Subúrbio Ferroviário, no bairro do Lobato. O poço denominado DNPM-163 foi descoberto por Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos, em 1939, em seguida, o presidente da República, Getúlio Vargas, nacionalizou a reserva e proibiu o acesso ao subsolo no local e no raio de 60 km. Hoje, resta só um monumento no local.
O vereador Palhinha disse que acha importante ter um museu no Subúrbio, para incentivar a cultura local, além de ser mais um ponto a ser visitado por turistas e também pelos soteropolitanos. “Não podemos deixar esse fato histórico da nossa cidade se perder. Precisamos valorizar cada detalhe da história para enriquecer a nossa cultura”, afirmou o vereador.

Comentários