quinta-feira, 28 março, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

NAF promove a Semana do MEI em Itabuna

Ação realizada por estudantes de Ciências Contábeis da Unime acontece até dia 24 de maio.

Até o dia 31 de maio, o microempreendedor individual deve emitir a declaração anual. Para auxiliar nesse serviço, o Núcleo de Apoio Fiscal da Unime (NAF Unime), em Itabuna, realizará, até o dia 24 de maio, a Semana do MEI, com oferta de serviços gratuitos, como declaração, emissão de guias e consultorias sobre gestão de microempresa. Os interessados devem agendar atendimento através dos emails: nafunimeita@gmail.comou consultejunioritb@gmail.com.

Além de auxílio na hora de entregar a Declaração Anual do Simples Nacional para o MEI (DASN – SIMEI), mais conhecida como Declaração Anual de Faturamento, o microempresário poderá realizar a formalização ao MEI, atualizar boletos, gerar guias de pagamento e, em parceria com a Consulte Júnior Unime – composta por estudantes do curso de Administração, supervisionados por professores da instituição -, ter acesso a consultorias voltadas para gestão de microempresa.

Declaração Anual

A declaração anual para o microempreendedor individual está entre uma das obrigações inerentes do MEI. Todo profissional que está inscrito no MEI, é obrigado a preencher a DASN-SIMEI. Na declaração o microempreendedor deverá informar o faturamento anual: receita bruta total e ocorrência de contratação de funcionário do período declarado.

O faturamento bruto é o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço e não deve ter deduzido nenhum valor de despesas. Importante lembrar que não se pode confundir a DASN-SIMEI (Declaração Anual do MEI) com a Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, que deve ser entregue até 30 de abril. O empreendedor deve separar o que se refere à Pessoa Física (CPF, dele) e à Pessoa Jurídica (CNPJ, da empresa).  A receita da atividade do MEI é da Pessoa Jurídica.

Os lucros retirados da empresa constituem a renda da Pessoa Física e são considerados rendimentos isentos e não tributáveis até o limite de 8% (para comércio e indústria) ou 16% (serviços) da receita bruta.

Quem não cumprir a obrigação está sujeito a multas no valor mínimo de R$ 50 ou 2 por cento ao mês-calendário ou fração, calculada sobre o montante dos tributos, além de perda dos benefícios do INSS e ter a empresa cancelada.

Serviço 

Semana do MEI
Data:  Até 24 de maio
Local: Núcleo de Apoio Fiscal da Unime Itabuna – campus II

Av. J. S. Pinheiro, 1191, Lomanto – Campus II, Itabuna /BA

Agendamento através dos e-mails: nafunimeita@gmail.com ou consultejunioritb@gmail.com.

Arquivos