18 de setembro de 2018 às 14:39
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Mutirão Social oferta serviços gratuitos aos moradores do Lobato


Publicado em: 05/09/2018 20:54
Por: Redação | Foto: Reprodução


Moradores do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebem o Mutirão Social, nesta quarta-feira (5) com serviços gratuitos nas áreas de documentação básica, atendimento jurídico e assistência social. Os serviços são realizados até as 15h na Praça Marco Zero. A ação da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) tem como objetivo atender as necessidades de comunidades socialmente vulneráveis na capital baiana e Região Metropolitana (RMS), para o fortalecimento da cidadania, garantia de direitos e acesso a serviços públicos fundamentais.

No local são oferecidos atendimento jurídico com o Procon, emissão de carteira de identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento e casamento. Também foram realizadas orientações para emissão de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência e para serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia, além de intermediação de mão de obra, realizada pelo SineBahia, e cadastro no programa Identidade Jovem (ID Jovem).

“Nosso objetivo é oferecer serviços como uma forma de minimizar as carências. A oferta de serviço é realmente necessária para que as pessoas tenham a cidadania garantida através da posse da documentação civil básica. A presença do SineBahia também é muito importante, porque existe uma carência de oferta de mão de obra aqui no subúrbio e as pessoas precisam desse auxílio para entrar no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora de direitos humanos da SJDHDS, Maria Fernanda Cruz.

A dona de casa Rilda Meneses chegou cedo e garantiu uma das fichas para tirar um RG novo, já com o número do CPF. “Eu fiquei muito feliz quando eu soube que esse mutirão estaria acontecendo aqui. Já estava planejando procurar um posto SAC no centro da cidade para tirar o documento, mas é difícil com a falta de tempo e os nossos afazeres do dia a dia. Foi uma ajuda bem grande pra mim e para todo mundo que foi atendido”.

Já receberam os serviços do Mutirão Social as comunidades do Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos, Narandiba, Calabar, Paripe, São Marcos, Itapuã, Arenoso e Mussurunga. Ao todo, mais de 6 mil pessoas já foram atendidas

Comentários