terça-feira, 16 abril, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Ministro da Educação promete apoio a municípios em Salvador

Realizado pelo FNDE, o evento segue até hoje para capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado na solução de pendências para execução dos diversos programas do órgão.

Foi aberto na manhã de ontem, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o encontro “FNDE em Ação”. Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento segue até hoje para capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado na solução de pendências para execução dos diversos programas do órgão. A iniciativa trouxe à capital baiana o ministro da Educação, Rossiele Soares, e o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

Na oportunidade, o presidente da UPB, Eures Ribeiro (PSD), pediu de apoio a Rossiele Soares para liberação de recursos do “Programa Brasil Carinhoso”, permitindo que os municípios possam contar com esse reforço no fechamento das contas de final de ano. “Pedimos o apoio para que antes do senhor deixar o ministério possa ser pago o Brasil Carinhoso que é um recurso importante para os municípios”, ressaltou Eures Ribeiro, que também pediu a antecipação da contrapartida do Fundeb.

O ministro afirmou que o recurso é de responsabilidade partilhada com o Ministério do Desenvolvimento Social e que estará com o ministro da pasta nos próximos dias para levar o apelo dos prefeitos. Sobre a parte que cabe à Educação, referente às matrículas, afirmou que “os dados estão sendo atualizados e assim que aprovados serão pagos”. Soares também defendeu o apoio aos municípios. “Espero que a gente toque o Brasil continuando a olhar pelos municípios. Sem apoiar verdadeiramente os municípios, a gente não vai sair do lugar”.

Silvio Pinheiro fez um balanço dos dois anos em que esteve à frente do órgão. No período a Bahia recebeu 312 novas obras, com investimentos de R$200 milhões, além de contar com novos mobiliários e equipamentos. Pinheiro também destacou o esforço para criar o cartão do PNAE, reduzir a burocracia, e oferecer assistência técnica na solução jurídica das obras paralisadas. “Tivemos o compromisso de dar uma solução definitiva para 250 mil prestações de contas, que hoje é o maior problema que os gestores públicos do Brasil enfrentam”, apontou.

A disposição de Pinheiro em colaborar com os municípios foi ressaltada pelo presidente da UPB. “Orgulha por ser um baiano”, disse Eures ao completar: “As obras não saiam do papel e com você os municípios puderam concluir o que estava parado e abandonado em todo o Brasil. E para isso você não olhou coloração partidária”. Na ocasião, Eures Ribeiro saudou ainda o ministro Rossiele Soares, que ao lado de Silvio Pinheiro e do assessor do FNDE, Maurício César, foram homenageados pela UPB com a placa de “Amigo do Município”.

 

Arquivos