21 de abril de 2019 às 15:46
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Milhares de pessoas saem às ruas nos EUA pelos direitos das mulheres


Publicado em: 28/01/2019 15:18
Por:


Na véspera do aniversário da posse de Donald Trump, milhares de pessoas participaram neste sábado, nos Estados Unidos, de manifestações em defesa dos direitos das mulheres e contra o governo Trump.

Desde cedo, centenas de pessoas se reuniam em torno da Casa Branca, onde a manifestação começou, às 15 horas. Muitas mulheres usavam gorros rosa, um símbolo do movimento.

São esperadas passeatas em outros pontos do país, principalmente em Nova York e Los Angeles. Em 2018, as passeatas reuniram mais de 500 mil pessoas, incentivadas pelos movimentos #MeToo e Time’s Up, contra o assédio e a violência sexual.

“O movimento começou como uma manifestação contra Donald Trump, mas, agora, é mais para que sejam reconhecidos os problemas que as mulheres enfrentam no mundo”, explicou à AFP Ann-Carolyn, que participou das manifestações.

Em Nova York, Leah Maguire, disse que participava da passeata “pelo futuro dos filhos e o seu. Para Kelly Rosser, a marcha “representa tantas coisas contra as quais lutamos: a discriminação envolvendo as minorias, a política contra os imigrantes e refugiados e a marginalização da comunidade LGBT”.

Este ano, no entanto, a unidade do movimento sofreu fissuras, após acusações de antissemitismo contra vários de seus representantes, o que levou várias mulheres a se unirem à organização paralela March On, que marchava separadamente neste sábado.

Comentários