23 de setembro de 2018 às 21:30
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Marta classifica como criminosas fake news sobre venda do Planserv


Publicado em: 31/08/2018 16:02
Por: Limiro Besnosik , da redação em Salvador


Marta Rodrigues e Tiago Correia

As “fake News” sobre a privatização do Planserv foram classificadas pela líder da oposição na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), como criminosas, ainda mais porque foi usada uma página falsificada do Diário Oficial do Estado. Para a petista, a iniciativa “é uma demonstração de desespero da oposição que na tentativa de mirar no governador Rui Costa, tem acertado e prejudicado a população”.

Segundo ela, essas informações inverídicas começaram a ser espalhadas em meados do ano por aliados do prefeito ACM Neto, e, desde então, vem sendo fortemente desmentidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e pelos servidores do Plano.

De acordo com a petista, “o sistema é o terceiro maior do país, beneficiando 510.801 mil vidas, O sistema vem se fortalecendo e se modernizando, facilitando o acesso dos beneficiários a diversos serviços”, disse.

Entre as novas ferramentas, estão o aplicativo do plano, o novo site e a nova Central de Relacionamento que apresenta uma importante novidade para os beneficiários: “O atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. É um diferencial significativo, já que, independentemente do horário da demanda, o usuário será acolhido, tendo seu problema, dúvida ou busca de informação encaminhados para resolução”.

A edil relembra ainda que o Planserv é um plano solidário, sem fins lucrativos, demonstrando compromisso com a saúde dos beneficiários. “Mais uma vez, difundir fake News desse tipo, é um desserviço prestado ao povo. Espero que as investigações da SSP coram e punam os responsáveis por esse crime”, disparou.

Educação ruim

Na mesma esteira da troca de farpas, o tucano Tiago Correia (PSDB) criticou o péssimo desempenho da Bahia no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame do país, a partir de dados divulgados pelo Ministério da Educação.

De acordo com o levantamento, no terceiro ano do ensino médio, ou seja, a última etapa antes de o aluno prestar vestibular, o Estado está na penúltima colocação em Português (à frente apenas do Pará) e na antepenúltima posição em Matemática (à frente apenas do Amapá e do Pará).

Ele atribuiu os números às “mazelas do governo do PT”: “Nos últimos anos, quase 200 escolas foram fechadas em todo o estado. Então, não foi surpresa para ninguém a Bahia ficar nas últimas colocações”.

No quinto e nono anos, que também foram avaliados pelo exame Saeb, o desempenho da Bahia também é sofrível. No quinto ano, o desempenho em Matemática colocou o Estado em 22º lugar e 20º em Português. No nono ano, o ranking é ainda pior: a Bahia ficou em 24º lugar em Português e Matemática. “Isto demonstra que a educação no governo Rui Costa só existe na propaganda. Quando há uma avaliação séria, o estado fica nas últimas colocações”, disse Tiago Correia.

Comentários