21 de outubro de 2018 às 05:16
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Ipac celebra Semana Nacional dos Museus com programação especial


Publicado em: 15/05/2018 7:20
Por: SECOM - Secretaria de Comunicação Social


Exposições, palestras, oficinas e exibição de filmes fazem parte da programação da 16ª Semana Nacional de Museus. Desta segunda-feira (14) até o próximo domingo (20), museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) vão receber uma série de atividades com o tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’. A proposta deste ano é que museus e instituições participantes busquem amplificar suas relações com a comunidade e seu entorno.
Segundo a coordenadora técnica de museus do Ipac, Ana Liberato, o objetivo é aumentar o número de visitantes aos centros culturais. “Quando a gente fala em conectividade, normalmente se pensa em tecnologia, mas não é apenas isso, envolve também o intercâmbio com outras culturas. Com nossa programação para a semana de museus desse ano, nós queremos essa relação com outros povos, o que ajuda a ampliar o conhecimento das pessoas, principalmente os mais jovens”.
A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, enfatiza que aproximar a juventude dos museus “é uma forma de salvaguardar a história e a memória. O Governo do Estado tem desenvolvido atividades muito importantes como essa semana especial que está aberta para a comunidade como um todo, para o estudante, para a juventude, para o pesquisador e o universitário. É um encontro de culturas de grande importância e que nos ajuda a compreender que a cultura é uma só e vai para além dos continentes, países e estados”.
Para o estudante Paulo Clemente, 17 anos, museus são uma importante ferramenta de aprendizado. “Eu acho ótimo que jovens como eu se interessem em conhecer esses espaços que estão cheios de cultura. Sempre que eu visito um, fico muito feliz porque aprendo várias coisas que não sabia. Todo devem visitar os museus. É uma atividade de lazer que nos dá oportunidade de expandir nossas mentes e nossa bagagem de conhecimento”, afirma.
Japão no Brasil 
Este ano, a programação celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Parceria do Ipac com o Consulado Geral do Japão no Recife e a Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (Anisa), a ação inclui exposição de objetos, apresentações artísticas de tambores da cultura japonesa, um painel sobre a imigração japonesa no Brasil, oficinas e workshop de artes marciais.
“Essa iniciativa é louvável, ajudando a aproximar ainda mais as culturas japonesa e brasileira, que já são irmãs. Todos vão poder conhecer mais sobre a história dos imigrantes no Brasil”, explica o cônsul do Japão, Jiro Maruhashi. A programação completa pode ser conferida neste link.

Comentários