quinta-feira, 28 março, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Imagem do prefeito só faz se degastar com carnaval fora de época

Enquanto isso, comendo o ‘milharal’ pela beirada, como diria o saudoso Josephat Marinho, o governador vai anunciando UPAS pelos bairros.

A Prefeitura de Salvdor anuncia um show de Ivete Sangalo para o próximo dia 29 de abril no circuito Ondina/Barra puxando um trio elétrico, o que o prefeito ACM Neto considerou um “presente para Salvador” no seu mês de aniversário, mesmo considerando que a data escolhida pelo IGHB para comemorar-se o aniversário da capital baiana é 29 de março.

Trata-se, pois, de um evento fora do contexto, desproposital, e que só faz ‘queimar’ a imagem do prefeito já desgastada pelo fato de não candidatar-se a governador, em 2018, deixando seus correligionários à mingua, deprês. O momento não nos parece adequado para esse tipo de evento, ainda mais que o prefeito vem sofrendo criticas internas nas suas hostes políticas.

Ora, se a Skin, patrocinadora em parte do evento – o cachê da artista, o aluguel do trio e o pagamento da banda, técnicos de son e animadores – porque a PMS vai bancar a parte da saúde, limpeza, iluminção e pessoal para cuidar do trânsito/transporte – esses recursos poderiam ser investidos na cidade, o que, provavelmene dariam para construir dois colégios e/ou 5 creches de médio portes.

O que seriam bem mais úteis à cidade do que um showzão carnavalesco num dia de domingo, véspera de um feriadão que acontece na terça, 1º de maio.

De outro modo, se a PMS quizesse homenagear a cidade em sua data de aniversário, os outros dois momentos histórios da fundação de Salvador, foram exatamente o 1º de maio, quando, de fato, começaram as construções da cidade fortaleza; a o 1º de novembro de 1549 quando o mestre de pedraria, Luis Dias, encarregado de erguer a fortaleza anunciou ao rei dom João III que a parte inicial da obra estava concluida e Thomé de Souza e sua equipe deram os primeiros despachos em palácio e na Câmara, no seu primeiro andar, dando por inaugurada a cidade.

Portanto, o 29 de abril, sequer tem algum significado histórico e o prefeito disse na coletiva sobre o evento que a data foi escolhida para ajudar no turismo, na capitação de turistas no feriadão do dia do trabalhador. Duvida-se que, um show dessa natureza, extermporâneo, em abril chuvoso, possa contribuir com o turismo.

Em nossa opinião a PMS errou, pois, no momento em que o governador Rui Costa (PT), adversário do prefeito, anuncia obras para a saúde do município e a operação definitiva do metrô até a estação Aeroporto, portanto, mais compatíveis com os desejos a população, a PMS anuncia uma festa.

O prefeito ACM Neto precisa estar atento a essas questões, sua comunicação alertá-lo, pois, se assim continuar sua imagem só faz se desgastar mais ainda.

Arquivos