quinta-feira, 18 abril, 2024

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Hospital Roberto Santos vai implantar Modelo SAC de Atendimento

Promover a modernização e humanização do atendimento, tendo como referência os pilares e diretrizes de qualidade do Modelo SAC. Esse é o objetivo principal da implantação do Modelo SAC de Atendimento na Emergência Adulto do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A Diretoria de Desenvolvimento de Projetos (DDP) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) elaborou um documento com recomendações técnicas para melhoria do atendimento no HGRS.

O trabalho contemplou a análise da planta proposta com as orientações relativas à estrutura física, fluxo e gestão do atendimento, com a indicação do sistema Atende, as especificações de mobiliário e fardamento utilizados nos postos SAC. O intuito é servir como referência para as áreas da recepção e acolhimento da Emergência Adulto do HGRS, seleção de pessoal, capacitação no Modelo de Atendimento SAC e treinamento no sistema.

A partir da avaliação do sistema Atende, adotado pela rede SAC, foi proposto o desenvolvimento de um sistema informatizado para gestão do fluxo de atendimento ao público da emergência. O protótipo do novo software já foi criado pelo HGRS. Enquanto o novo sistema não é concluído, a Secretaria da Administração (Saeb) irá atender às necessidades de curto prazo do hospital por meio de uma versão customizada do Sistema Atende, que deverá ficar pronta em um prazo de dois meses.

Além de tornar o fluxo de atendimento mais transparente para o cidadão, a automatização vai auxiliar a gestão do hospital a identificar os gargalos no processo de acolhimento, por meio do monitoramento de uma série de indicadores de desempenho. “Nossa ideia é que no futuro as pessoas possam se programar, conferindo pela internet qual o tempo médio de espera na emergência”, conta a assessora de Gestão Estratégica do HGRS, Luciane Bastos.

O hospital já está em processo de execução de uma reforma nas instalações da emergência adulto. A proposta é aproveitar a obra – que será executada num prazo aproximado de seis meses – para colocar em prática as recomendações feitas pela DDP/SAC. Para a diretora de Desenvolvimento de Projetos da SAC, Márcia Hlavnicka, a implantação do Modelo SAC vai trazer diversos benefícios aos usuários do hospital. “Com esta implantação, o cidadão será bem atendido em um ambiente confortável e por profissionais bem treinados, resultando em uma experiência que atenda às suas necessidades de forma acolhedora e organizada”, disse.

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