25 de setembro de 2018 às 22:11
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

“Seremos a voz forte do homem do campo na Assembleia Legislativa”


Publicado em: 10/09/2018 10:43
Por: Dilton Santiago / Fotos: Divulgação


Sérgio Gomes é natural de Itabuna/BA. Onde nasceu em 20 de junho de 1963, concorre a uma vaga de deputado estadual pelo Partido da República (PR), Sérgio Gomes é filho de Fernando Gomes e da Sra. Neiva Oliveira. Casado com Maria Eunice, é pai de quatro filhos.

Pecuarista e administrador, começou a trabalhar aos 17 anos no município de Floresta Azul, trabalhando no manejo do gado, na suinocultura e nas plantações de cacau.

Durante o tempo que administrava fazendas, desenvolveu um profundo conhecimento das necessidades do povo do interior baiano, pois já morou no Oeste do estado e no Sertão.

Empreendedor e responsável pela geração de emprego e renda, ele também atuou como administrados no ramo da construção civil.

Seu pai, Fernando Gomes, está em seu quinto mandato como prefeito do município de Vitória da Conquista e foi deputado federal por três vezes.

Em março de 2017, Sérgio Gomes assume uma importante função em prol da ação social e bem-estar da população de Itabuna. Foi empossado no cargo de presidente da Fundação Fernando Gomes, popularmente conhecida como a “Maternidade da Mãe Pobre”. Desde seu ingresso na fundação, mais de 2.500 famílias foram beneficiadas pelo hospital-maternidade que passou a realizar assistência pós-natal. Como administrador, qualificou os colaboradores e todo o corpo clínico no sentido de prestar um serviço de excelência voltado para o atendimento assistencial às mães e seus bebês.

Jornal Bahia Municípios – Você é um empresário bem-sucedido no ramo pecuário e da construção civil, o que o faz querer disputar uma vaga de deputado estadual?

Sérgio Gomes – Sempre fui apaixonado pela cultura do campo e a política sempre ocupou um espaço especial em minha vida, em 1989 fui eleito vereador em Itabuna. Embora muito bem avaliado e apesar de meu grupo político pedir minha reeleição, preferi voltar ao ramo empresarial. Ainda acredito na política como fator de mudança e desenvolvimento social, o que vemos hoje é os políticos se afastando do povo em todos os sentidos, a classe política está muito desgastada e o povo exige renovação, acredito que o papel de um deputado atuante é lutar pelos interesses da sociedade no processo de desenvolvimento político, social e econômico da região que ele representa. Itabuna está carente de um político que dê voz ao povo na Assembleia Legislativa. Não adianta se eleger e ficar omisso, é preciso batalhar e lutar pelo desenvolvimento da população , é preciso respeitar e valorizar a confiança de quem lhe outorgou o voto.

Seu mandato como vereador foi marcado por bons índices de aceitação popular, nos fale um pouco da sua atuação frente a Fundação Fernando Gomes.

Assumi a presidência da fundação que leva o nome de meu pai em março de 2017, imagina o tamanho da responsabilidade! sendo que esse equipamento foi pensado para resolver um grande problema em nossa região, não havia uma maternidade que pudesse oferecer parto de qualidade para as mulheres de baixa renda. No período que exerci a presidência da fundação”, milhares de famílias de outras cidades foram beneficiadas, vencemos o desafio de transformar aquela unidade de saúde em um hospital-maternidade,  Com 27 anos de funcionamento e 100 mil partos realizados pelo SUS sem o registro de nenhum caso de infecção hospitalar, a Fundação Fernando Gomes, também conhecida como “Maternidade da Mãe Pobre” enfrentava uma séria crise financeira, com dívidas superiores a R$ 8,7 milhões,  construímos um projeto para a sua recuperação institucional, com saneamento das finanças e retomada das operações, qualificamos todo o corpo clínico do hospital no sentido de prestar um serviço de excelência voltado para o atendimento assistencial às mães e aos seus bebês, antes, durante e no pós-parto. A Fundação Fernando Gomes é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que atende todos os seus pacientes pelo SUS. Notamos que em toda a região havia uma demanda muito grande por cirurgias eletivas, Então, firmamos convênios com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), uma parceria que deu certo e ajudou muito a população que antes precisava viajar até a capital em busca de tratamento. Quando me afastei da presidência para lançar minha candidatura a deputado estadual, a entidade já havia realizado mais de 500 intervenções cirúrgicas.

Sendo eleito, quais projetos pretende votar e defender na Assembleia Legislatiava da Bahia?

Nasci e me criei em Itabuna e acho que é dever do deputado lutar pelo desenvolvimento do estado. Conhecedor dos problemas do interior, me identifico com o povo e as diversas regiões interioranas especialmente a região do Oeste. Barreiras, por exemplo, é uma cidade com forte vocação para o desenvolvimento. Somaremos esforços com os homens e mulheres da região no sentido de tornarmos Barreiras uma espécie de “Locomotiva do Oeste”. Região de povo trabalhador que construiu uma grande história e fez daquele lugar uma vitrine da agricultura na Bahia. Em meu mandato defenderei lutas históricas da Região Oeste, a exemplo de maior oferta de energia elétrica, a continuação da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), implantação de novos campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB),  trataremos de agilizar a integração dos vales Rio Grande, Rio Preto e Rio Corrente, além de dirigir um “novo olhar” para a comunidade rural, intermediando junto aos bancos de crédito (através de cooperativas), menores taxas financeiras  destinadas a agricultura familiar. Priorizaremos o abastecimento de água e a abertura de estradas para a melhoria da qualidade de vida do povo do interior, além de ações que possam atrair indústrias, fortalecer o comércio e o setor de serviços.

Como o senhor avalia a gestão do governador Rui Costa, um dos seus principais aliados?

Qualquer deputado que deseja ver seu trabalho reconhecido deve ter a capacidade de reunir fortes aliados, tanto na esfera estadual, quanto na federal. É com este conjunto de forças que espero contar e trazer obras e desenvolvimento para o interior da Bahia. Uma das minhas bandeiras de campanha é a geração de emprego, e o governador Rui Costa, vem criando estímulos para que novas fábricas e empresas sejam instaladas na região –Rui, vem promovendo diversas melhorias em todo o estado, inaugurando policlínicas e investindo em melhorias nas estradas estaduais, o que considero fundamental para o escoamento da produção.

A Bahia é um dos poucos estados da federação que cresce apesar da crise que assola o Brasil, Porque temos um governador com boas ideias, trabalhador, empenhado em ouvir o povo e que investe na educação, e nossa candidatura tem esse foco. “Seremos a voz forte do homem do campo na Assembleia Legislativa”.  finalizou Sérgio Gomes.

 

 

 

 

 

 

Comentários