sexta-feira, 29 março, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Chocolates convencionais devem se destacar na Páscoa de 2019

Impulsionada pelas caixas de bombons, a categoria de chocolates cresceu em 2018 e foi uma das categorias de maior contribuição positiva na cesta de Alimentos Nielsen. No Brasil, a expectativa é que esse movimento se mantenha e que a compra de chocolates convencionais, marcas nacionais e produtos que apresentem maior custo-benefício, se destaquem. Segundo Carolina Araújo, líder da indústria de Alimentos da Nielsen, isso se dá por conta de um comportamento mais racional devido à crise, que ainda tem impactos no consumo dos brasileiros.

“O movimento está retomando, porém, os consumidores ainda estão cautelosos e dão preferência por opções de maior custo-benefício. Outra tendência, segundo análise da Nielsen, é o consumo de marcas nacionais. Em 2018, marcas importadas tiveram um desempenho positivo e ganharam relevância no mercado, no entanto, com o aumento do dólar na Páscoa de 2019, a expectativa é que os preços sejam menos atrativos para os consumidores que, por sua vez, farão escolhas com base, principalmente, no custo-benefício. Tais novidades do mercado vêm sendo vistas como tendência desde o ano passado. Em 2018, o faturamento dos lançamentos, por exemplo, superou em 9,2% o dos itens que existiam em 2017 e foram descontinuados no ano seguinte. Já a importância dos lançamentos, em comparação aos itens descontinuados, foi de 63,6% no faturamento total.

Arquivos