17 de novembro de 2018 às 01:23
Escolha seu idioma:
CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E RECEBA NOVIDADES

Centro Pop 2 de Julho dá início atendimento pessoas em situação de rua


Publicado em: 27/08/2018 17:09
Por: Redação | Foto: Valter Pontes


Prefeito ACM Neto no Centro Pop.

Como símbolo de ampliação da rede de assistência social na capital baiana, a Prefeitura inaugurou o quarto Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP) nesta segunda-feira (27), no bairro Dois de Julho. O equipamento fica na Rua Augusto França (em frente à Fundação Cidade-Mãe). A solenidade contou com a presença do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Isnard Araújo, entre outras autoridades.

O objetivo é que o Centro Pop seja uma das portas de entrada aos serviços básicos ofertados à população. A unidade começa a atender hoje mesmo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com uma área de 110 m², o local conta com 3 salas de atendimento, recepção, área de repouso, copa e banheiros. Algumas paredes internas e externas da unidade foram decoradas com desenhos e grafite feitos por jovens atendidos pela Fundação Cidade-Mãe.

Segundo ACM Neto, a unidade vai permitir o primeiro passo em direção à construção de uma nova vida aos beneficiados. “É exatamente para proteger essas pessoas em situação de rua, estender as mãos e mostrar que o Poder Público realmente se preocupa com eles. É um equipamento importante porque aqui quem vive em situação de vulnerabilidade social terá acesso a refeições, higiene pessoal, encaminhamentos e ao apoio de profissionais, como assistentes sociais e psicólogos, toda a assistência para uma transformação de vida”.

Entre os serviços ofertados estão atendimento individualizado, atividades em grupo, oficina de geração de renda, orientação jurídica, guarda de documentos e/ou pertences, três refeições, espaço para higienização e encaminhamentos à rede socioassistencial. A unidade possui capacidade de até 200 atendimentos por mês e a pessoa acolhida pode acessar o local quantas vezes quiser. Uma das novidades do Centro POP Dois de Julho é que em um prazo de até dois meses ele contará com uma área destinada a deficientes físicos, situada no primeiro pavimento da casa.

A equipe que atua no local é composta por dois assistentes sociais, dois psicólogos, quatro educadores sociais, dois auxiliares administrativos, um agente de portaria e um auxiliar de serviços gerais. Os atendimentos são psicossociais, além das atividades desenvolvidas em grupo pelos educadores e pelos técnicos de referência. Os beneficiários chegam até o serviço por meio de demanda espontânea ou encaminhamentos da Rede.

Anúncio – Durante inauguração do Centro POP, o prefeito anunciou que em breve fará a reforma dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Salvador. A medida faz parte das ações de Saúde, Educação e Promoção Social contempladas com recurso de US$ 125 milhões, obtidos a partir de negociação com o Banco Mundial.

Outras unidades – A capital baiana ainda dispõe do Centro Pop Vasco da Gama, próximo a última passarela sentido Dique do Tororó; Centro Pop Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, em frente ao posto de gasolina Larco; e Centro Pop Pau da Lima, na Avenida Aliomar Baleeiro, na Estrada Velha do Aeroporto, próximo ao Centro Espírita Mansão do Caminho. Todos têm a mesma capacidade de atendimento.

Comentários